
links ErdoganO governo alemão ?se reserva o direito de reexaminar as autorizações? concedidas para a participação de dirigentes políticos turcos em comícios na Alemanha a favor do referendo, afirmou a chanceler durante uma entrevista coletiva em Hanover.
Erdogan começou os ataques quando o governo da Alemanha, assim como a Holanda, cancelou comícios a favor do ?sim? no referendo turco de 16 de abril. O presidente da Turquia visa a alterar o regime parlamentarista, unificando na figura do presidente os cargos de chefe de Estado e governo. Se ele vencer, Erdogan terá mais poder e força para continuar no posto até 2023.
? Neste momento recorre a práticas nazistas ? disse Erdogan dirigindo-se a Merkel em um discurso transmitido pela televisão. ? Contra quem? Meus irmãos cidadãos turcos na Alemanha e os ministros (que tentaram viajar à Alemanha há duas semanas para fazer campanha a favor do referendo constitucional que busca fortalecer o poder presidencial).
O presidente turco tem apoio de uma parcela da população. Na semana passada, um jornal turco publicou uma capa com Merkel vestida de nazista. Após a proibição, Erdogan chegou comparar Merkel e o primeiro ministro holandês, Mark Rutte, a Hitler.
O governo alemão condenou as declarações do presidente turco.
? Nossa posição continua inalterada. As comparações com o nazismo são inaceitáveis, independente de sua forma ? declarou à imprensa a porta-voz Ulrike Demer.
O ministro Peter Altmaier também criticou as declarações do presidente turco, assegurando que ?a Alemanha tem sua honra e ela será defendida?.
?Não permitimos que nenhum país, especialmente nossos sócios na Otan, ponham em dúvida nossos valores?, declarou Altmaier. Quatro mulheres no poder