Cotidiano

Maria da Toca inova para atender um público restrito

INFOCHPDPICT000057617836

NITERÓI ? Para inovar é preciso arriscar. Com essa ideia em mente, Marcelo Igrejas aceitou um desafio: preparar um (bom) polvo defumado. Logo na primeira tentativa, o chef acertou e a invenção se tornou um dos pratos preferidos no cardápio do restaurante Maria da Toca, aberto há um ano no Engenho do Mato e vencedor do Prêmio Água na Boca deste ano na categoria Novidade. O polvo faz parte de uma das entradas oferecidas no combo montado pelo bistrô, ao custo de R$ 69, no Circuito Gastronômico do Festival Água na Boca, que termina amanhã.

? Comecei com o mexilhão (defumado). Ouvi de um amigo, quando falávamos sobre a possibilidade de preparar o polvo da mesma maneira, que ele só conhecia uma pessoa que tinha arriscado, mas não havia ficado bom. Fiquei com isso na cabeça e tomei como desafio ? diz o proprietário.

Para chegar ao sucesso, porém, é preciso paciência: o chef perde até um dia e meio para concluir o processo.

A longa duração pode até não combinar com o ritmo de uma cozinha industrial, mas no bistrô isso não é um problema. Apostando em um atendimento exclusivo, Marcelo recebe até 35 pessoas por dia no fim de semana. Já nos dias úteis, a Casa abre apenas com reservas feitas com antecedência mínima de 72 horas.

INFOCHPDPICT000057617530

? Cozinhar para poucas pessoas tem esse diferencial. Você trabalha com a quantidade certa, não tem desperdício de alimento ? diz o chef.

O atendimento exclusivo garante outra vantagem: os frutos do mar são frescos. A produção do restaurante é quase artesanal, e boa parte dos peixes servidos é pescada pelo próprio chef.

Durante o Circuito Gastronômico, o polvo é servido com patê de ouriço e tomatinho saltado, acompanhados de uma focaccia. A segunda entrada do combo é ceviche de peixe branco. Já o prato principal fica por conta do cartoccio de frutos do mar:

? É um prato leve. Ele é assado e tem fibra, carboidrato e proteína. A versão que estou servindo leva 23 itens, entre batata, cenoura, brócolis americano, tomate-cereja, cebola, alho, cogumelo, camarão, polvo e filé de peixe.

O Festival é uma realização do GLOBO-Niterói. O evento, que reuniu 67 restaurantes da cidade, tem o patrocínio do Plaza Shopping e apoio da prefeitura de Niterói e do Grupo Dinisa. A programação pode ser conferida no site www.aguanabocaniteroi.com.br.