Cotidiano

Mais de 24 toneladas de lixo são recolhidas em ação contra a dengue no Interlagos

Bairro Jardim Esmeralda será o próximo a receber as caçambas para pequenos volumes de lixo

Mais de 24 toneladas de lixo são recolhidas em ação contra a dengue no Interlagos

Uma grande força-tarefa está sendo realizada no combate à dengue em Cascavel. A Secretaria de Saúde tem instalado caçambas nas regiões com índices mais alto de infestação pelo mosquito Aedes. Os dispositivos são para recolhimento de lixo de pequeno volume, que é considerado um vilão na luta contra a dengue, uma vez que acaba acumulando muito água.

O bairro Interlagos foi o último a receber os serviços. Segundo balanço da Sesau, mais de 24 toneladas de lixo foram recolhidas no local. No XIV de Novembro, primeiro bairro que teve a iniciativa, foram mais de 20 toneladas. Ou seja, mais de 54 toneladas de entulhos foram retirados dos pateos das casas de Cascavel.

Ainda sobre a ação do Interlagos, os agentes de Endemias também visitaram mais de 1,5 mil imóveis. No entanto, mais de 35% das residências foram encontradas fechadas.

O lixo que se acumula no quintal pode ser fatal. São nesses locais que os mosquitos acabam depositando os ovinhos e podem se tornar uma ameaça para a saúde de toda a família e dos vizinhos. Atualmente, Cascavel tem 27 casos positivos de dengue, conforme o último boletim epidemiológico.

As caçambas serão instaladas no Jardim Esmeralda, em Cascavel, para destinação de lixo de pequeno volume, ainda nesta semana. Os pontos ainda serão divulgados. A mobilização não terá nenhum custo à comunidade. Mais de 2 mil imóveis serão vistoriados durante a mobilização.

O setor de Endemias focará na eliminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chicungunya. A Sesau reforça que é preciso intensificar os cuidados neste período de chuva e calor e pede que os moradores façam o dever de casa, com a faxina semanal, não deixando locais que possam acumular água. Lembrando que a dengue é uma doença totalmente previnivel e o combate ao vetor é um dever de todos.

A iniciativa marca mais um passo do governo municipal no combate ao mosquito da dengue, uma responsabilidade tanto do setor público como também da população. Apenas, unindo forças a guerra será vencida.

A Sesau também pede a colaboração da população para não extrapolar a capacidade das caçambas.

Fonte: Secom