Cotidiano

Mais de 14 mil migrantes são resgatados na costa líbia em 15 dias

SPAIN-MIGRATION-RESCUETRÍPOLI ? A guarda costeira italiana anunciou que 1.725 migrantes foram resgatados nesta quinta-feira em frente à costa líbia, elevando a mais de 14 mil o número de pessoas salvas no Mediterrâneo central desde domingo.

Os migrantes, que viajavam em 14 lanchas metálicas e dois barcos pequenos, foram recolhidos por navios da Marinha italiana, da operação europeia anti-tráfico Sophia, e de várias ONGs, assim como por navios mercantes.

A atividade permanece intensa na região, depois que na segunda-feira se alcançou o recorde de 6.500 pessoas resgatadas em um único dia.

Segundo informações da guarda costeira, três pessoas perderam a vida na quarta-feira.

No fim de maio, quando mais de 13 mil pessoas foram socorridas em uma semana, vários naufrágios deixaram centenas de mortos. Quase a totalidade de migrantes vindos nesta última onda é de origem subsaariana.

Em um encontro bilateral na quarta-feira, a chanceler alemã Angela Merkel e o líder de governo italiano, Matteo Renzi, fizeram alusão à necessidade de encontrar uma solução em nível europeu para repatriar quem não têm direito a uma proteção internacional sem por isso deixar de acolher os refugiados.