DO OESTE PARA O MUNDO

Lucas descobre asteroides em campanha da Nasa

Lucas descobre asteroides em campanha da Nasa

A busca por asteroides é uma área de pesquisa que envolve a observação e catalogação de objetos rochosos que orbitam o Sol, especialmente aqueles que podem se aproximar da Terra. Esse trabalho é crucial para entender melhor a formação do Sistema Solar, a distribuição de corpos menores no espaço e os riscos potenciais que alguns desses asteroides podem representar.

Do Oeste do Paraná, o jovem Lucas Melo, de 23 anos, fez história ao descobrir cinco asteroides. O feito inédito ocorreu recentemente, durante uma campanha internacional da Nasa na busca por corpos celestes. A iniciativa foi promovida em parceria com a IASC (International Astronomical Search Collaboration).

Em entrevista ao Jornal O Paraná, Lucas, que é natural de Guaraniaçu, mas reside em Cascavel, onde trabalha e estuda de Engenharia de Produção, disse que a paixão pela astronomia começou ainda quando era criança. Ele ficava encantado ao olhar para o céu e observar as estrelas. E, agora, o sonho de contribuir com a ciência de alguma forma se tornou realidade. “Eu procurei no final do ano passado formas de poder fazer ciência, de trabalhar com isso de fato. Pesquisei na internet e encontrei essas campanhas que são feitas pela Nasa”, contou.

Equipe Enterprise

Liderando a equipe Enterprise, Lucas analisou imagens capturadas pelo telescópio Pan-STARRS, localizado no Havaí. Para isso, ele utilizou um software especializado chamado Astrometrica. Após um mês de trabalho intenso, Lucas conseguiu identificar cinco objetos celestes que, após avaliação pela IASC, se classificam como asteroides em estágio preliminar. Se a Nasa confirmar essas descobertas, Lucas terá a honra de nomear os asteroides, tornando-se um descobridor oficial.

Na visão de Lucas, a descoberta dos asteroides é uma colaboração excelente à ciência. “Podemos dizer que veio de um cidadão brasileiro e paranaense! Estou muito feliz, isso pode ser inspiração para muitos outros brasileiros que amam ciência e também querem contribuir”, destacou.

A pesquisa

A campanha de busca por asteroides é fundamental para a proteção da Terra, pois ajuda a identificar objetos que possam representar riscos de colisão com nosso planeta. Além disso, essa iniciativa da Nasa promove o interesse pela astronomia e encoraja a participação de pessoas de todas as idades e origens na pesquisa científica.

“Foi gratificante participar pela segunda vez da campanha. Encontrei 18 corpos celestes se movendo e cinco deles foram aprovados. Espero que outras pessoas que gostam de astronomia tenham interesse em conhecer o projeto e também em participar”, disse Lucas.

A campanha

A busca por asteroides é realizada em grupos, onde os participantes analisam imagens de telescópios localizados no Havaí. Os participantes identificam objetos em movimento e enviam os dados para a IASC, responsável pela confirmação das descobertas. Embora o processo exija dedicação e paciência, ele oferece a recompensa de contribuir para o avanço da ciência e a descoberta de novos mundos. Há mais uma campanha prevista para ocorrer no final deste ano.

Lucas já adiantou para nossa equipe que foi selecionado e mais uma vez fará busca por novos asteroides. “Vou formar uma equipe boa, escolher pessoas daqui de Cascavel mesmo que ficaram interessadas. Levarei uma equipe grande dessa vez”, afirmou.

Quem deseja participar dos projetos deve acessar o site da IASC para obter mais informações. As campanhas ocorrem em diversos países e para se inscrever, é necessário formar uma equipe de pelo menos duas pessoas. Entre os requisitos, o líder precisa ter pelo menos 18 anos. O site da IASC é o www.iasc.cosmosearch.org/.