Cotidiano

Lixo eletrônico: Ponto de coleta arrecadou quatro toneladas em um ano

Lixo eletrônico: Ponto de coleta arrecadou quatro toneladas em um ano

Cascavel – O descarte do lixo é sempre um gargalo para o setor de meio ambiente nos centros urbanos que trabalha para conscientizar a população de um ato que deveria ser simples, no local correto, para que não prejudique a natureza e todo o conjunto da sociedade. Há um ano, Cascavel tem pontos de recebimento de todos os tipos de lixo, entre eles, o lixo eletrônico e eletrodomésticos, que é o mais recente. A coleta que ainda é nova no setor e pouco conhecida, já acumulou do início dos trabalhos até o começo deste ano um total de quatro toneladas deste tipo de lixo.

De acordo com o diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cascavel, Aílton Lima, o serviço iniciou por meio de uma parceria com a empresa Green Eletron, uma gestora de logística reversa, mantida pelas indústrias que vendem este tipo de produto. Lima explica que esta é uma parceria nova, importante e que já está rendendo bons resultados. Em novembro do ano passado a empresa levou um total de 3 toneladas e nos próximos dias terá mais um descarte de mais uma tonelada.

As consequências do descarte incorreto de eletrônicos vão além dos impactos ambientais, já que alguns metais utilizados na fabricação desses produtos podem causar graves problemas de saúde. “A reciclagem, a economia circular e a logística reversa são as possibilidades indicadas para destinação desse tipo de material”, destacou o diretor. O recebimento atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305 de 2010.

Expectativa positiva

Conforme Lima, mesmo o serviço sendo novo e ainda não conhecido por toda a população é um número expressivo e a expectativa é que aumente gradativamente. “A parceria não tem nenhum custo aos cofres públicos e é muito importante, já que muitas pessoas não tinham aonde descartar uma série de objetos que tem o local correto”, salientou. O descarte deve ser feito pelo o morador diretamente no ponto de recebimento que funciona no Ecoponto da Rua Manaus ao lado do Parque Vitória, antigo Ecolixo. A entrega pode ser feita de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30.

No local podem ser entregues os objetos da linha marrom, como aparelhos de dvd, monitores e televisores, da linha azul como batedeiras, liquidificador, cafeteira e similares, linha branca que é de refrigeradores, congeladores e fogões e da linha verde como desktop, tablets e celulares. Também podem ser descartados baterias e pilhas, o que muitas vezes, acaba indo para o lixo reciclado. “Recebemos desde os pequenos até os grandes, mas neste serviço as pessoas tem que levar até o ecoponto, porque ainda não temos estrutura para ir buscar”, explicou. O gerente lembrou ainda que com mais esse recebimento, a cidade tem o “cardápio completo”, ou seja, recebe todos os tipos de resíduos, coletando na casa dos moradores o orgânico, reciclado e os volumosos, e este com o ponto de recebimento.

Coleta de volumosos

Outra demanda grande da cidade e que dá bastante resultado desde que foi implantado é a coleta de lixo volumosos, que pode ser solicitado via agendamento. Para este setor tem uma novidade que é o agendamento via WhatsApp. “Agora além do morador ter o registro de que solicitou o serviço, ele é informado do dia em que o caminhão vai passar na sua casa e pode deixar o lixo para o lado de fora”, explicou o diretor.

Podem ser destinados nesse tipo de coleta móveis e utensílios de grande volume. Em média o setor realiza cerca de 25 coletas por dia, dependendo do volume do descarte. Isso dá um total de cerca de 3 cargas por dia e de 180 toneladas por mês. Nesse tipo de lixo, é feita a triagem e o descarte adequado, sendo que grande parte é triturado e destinado a um espaço específico dentro do aterro sanitário ou encaminhado a um aterro industrial.

Para Lima, é importante sempre reforçar que as pessoas devem seguir os três “R”, que é reduzir, reutilizar e reciclar, importante para a vida humana e para as próximas gerações. Os volumosos são materiais como sofás, guarda-roupas, entre outros objetos descartados pelos moradores depois de uma nova aquisição.

Foto: Arquivo/Secom

+++

Agende a coleta

Para agendar a coleta, o cidadão pode ligar nos telefones 3902-1392 e 3902-1383 e por meio do whatsapp o contato é 9 9146-1501. O cidadão precisa informar o nome completo, CPF, telefone, endereço e enviar foto legível dos resíduos. Atualmente, a espera é de cerca de 30 dias para que seja feito a retirada, por isso, quando a pessoa precisar é importante fazer o agendamento o quanto antes.