Cotidiano

Licitações do segundo semestre de 2015 continuam só no papel

A previsão de término das obras na Avenida Brasil é para o fim de dezembro deste ano

Cascavel – Há quase um ano o cascavelense vive um caos em pleno Centro da cidade. Andar na região central, em um trajeto que até então se fazia em dez minutos, hoje se transformou em uma missão quase impossível. A reclamação nas ruas é constante, principalmente em relação à falta de sinalização.

“Tive que andar dez quadras a mais porque desci pela Rua São Paulo e ia virar na Salgado Filho, mas estava bloqueada. Precisei retornar e entrar na Carlos de Carvalho para conseguir acessar a Rua Paraná”, disse João Santos, um motorista indignado.

Além de João, muitas pessoas estão usando as redes sociais para fazer seu desabafo. E a confusão ainda vai demorar para acabar. Segundo o secretário de Planejamento, Alessandro Lopes, a previsão de término das obras na Avenida Brasil é para o fim de dezembro deste ano.

“Cerca de 35% dos trabalhos já estão prontos, mas estamos com um atraso de 30 dias”.

Porém, conforme o aplicativo para celular do PDI de Cascavel, esse atraso é bem maior. O Jornal O Paraná baixou o aplicativo e, conforme o cronograma disponibilizado, as licitações que eram para ocorrer ainda no segundo semestre do ano passado, não têm sequer previsão de saírem do papel.

Conforme o aplicativo, no segundo semestre do ano passado estava prevista a publicação dos editais para a implantação de corredores exclusivos e revitalização das avenidas Tancredo Neves e Barão do Rio Branco; da construção do Terminal Leste, que será transferido para a região do Bairro Gramado, remodelação do Terminal Oeste, além da construção dos terminais Sudoeste e Norte.

Mesmo sem a publicação das licitações, a previsão é de que a remodelação das duas avenidas e a execução do Terminal Leste esteja concluída no fim de 2016.

Das licitações previstas para o semestre passado, duas já saíram do papel, mas há poucos dias: a construção do viaduto sobre a BR-277, entre os bairros Pacaembu e Cascavel Velho, e a execução da rede subterrânea da Copel no Calçadão, que foi realizada na terça-feira passada.

Do cronograma inicial, que consta no aplicativo, falta a construção de calçadas nos prédios públicos, implantação do Parque Ambiental e CCI (Centro de Convivência Intergeracional) do Morumbi e a construção do CCI do Cascavel Velho.

Para os próximos cinco anos está prevista a implantação de quatro parques ambientais, nos bairros Morumbi, Floresta, Santa Felicidade e Santa Cruz e, nesses locais, a implantação de quatro CCIs.

Obras

Além da Avenida Brasil, onde a promessa é ter sua obra totalmente finalizada até o fim de dezembro, outras ruas estão passando por mudanças. É o caso da instalação de redes de drenagem nas ruas da Bandeira, Souza Naves, Carlos de Carvalho e Sete de Setembro. Ontem, outras ruas estavam com o trânsito interrompido: Salgado Filho, Recife e parte da própria Avenida Brasil.

Atualização

Uma das sugestões apontadas por muitos motoristas é, além de aumentar a sinalização uns bons metros antes do bloqueio, seria usar o próprio aplicativo do PDI nos celulares para informar aos motoristas onde existem os bloqueios.

“Soube desse aplicativo, mas sinceramente não sei para quê funciona. O ideal seria que o cascavelense, e também as pessoas que circulam pela cidade, saíssem de casa já informados de onde podem circular”, disse a dona de casa Maristela de Fátima Souza.

Calçadão

Outro ponto de bloqueio para as próximas semanas que deve dar muito “pano para a manga” é a readequação do Calçadão da Avenida Brasil. De acordo com o secretário de Planejamento, Alessandro Lopes, as obras adentram a avenida no início de março.

“Nesse período deve começar a retirada de árvores, quiosques, entre outros”.

Alvo de bastante polêmica pelas redes sociais, onde os internautas questionavam seu destino, o famoso Dedão deve permanecer na Avenida Brasil.

“A escultura não precisará ser removida”, disse Alessandro Lopes.