Cotidiano

Lago: Empresa inicia testes com tubulação para desassoreamento

No total foram instalados 350 tubos de 12 metros cada, em uma distância de 3,5 quilômetros do lago

Lago: Empresa inicia testes com tubulação para desassoreamento

Cascavel – Depois de toda tubulação instalada e os equipamentos estarem montados, começaram ontem (9) os testes em todo o sistema que vai levar a sujeira no esperado trabalho desassoreamento do Lago Municipal de Cascavel. Técnicos da empresa responsável, da Sanepar e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente acompanham os testes que estão sendo feitos de forma experimental, apenas com água, para verificar o percurso que o material irá percorrer.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente de Cascavel, Nei Haveroth, que acompanhou o início dos trabalhos, os testes visam identificar se todo o esquema que foi montado dará conta de levar a sujeira e se, em algum ponto, será necessário fazer algum tipo de adaptação, já que o nível do terreno é de pelo menos 11 metros acima do lago, ou seja, o bombeamento precisa ser conferido, assim como da estação elevatória.

Segundo o secretário, se tudo ocorrer bem nesses próximos dias com o sistema a dragagem em si, que vai retirar o sedimento do lago, deve começar na quarta-feira (15). “Até esta data acreditamos que esteja tudo pronto para que comecem os trabalhos de sucção”, salientou Haveroth. No total, foram instalados 350 tubos de 12 metros cada que foram encaixados manualmente, um a um. O terreno que vai receber a sujeira fica no Bairro Cascavel Velho, em uma distância de 3,5 quilômetros do lago.

Haveroth reforçou que o objetivo é que o lago que é o principal reservatório de água para a cidade se mantenha limpo e que o volume de água volte a ser recuperado. Serão retirados cerca de 21,5 mil metros cúbicos de sedimento, material composto por lodo, areia, solo e cascalho e a previsão é que os trabalhos avancem até julho deste ano na dragagem e até o fim de ano com todas as obras complementares. Os trabalhos estão sendo executados pela a Construtora Hamirisi, pelo valor de R$ 3.870 milhões.

O Lago Municipal é um dos maiores reservatórios do país, dentro do perímetro urbano, contendo uma lâmina d’agua equivalente a 39 hectares de área e em níveis normais possui 4 bilhões de litros de água vindos das nascentes do Rio Cascavel. Ele é o principal abastecedor da cidade, que além do Rio Cascavel, é abastecida ainda pelos rios Peroba, Saltinho e São José.

Foto: Assessoria