Foz do Iguaçu – O Turismo da Itaipu preparou uma operação especial para atendimento dos visitantes ao longo do feriado da Semana Santa, de 13 (quarta) a 17 de abril (domingo). Ao longo dos dias, o CTI (Complexo Turístico Itaipu) irá aumentar os horários disponíveis em seus atrativos. O público que visitar a hidrelétrica também poderá conhecer a usina por dentro, com o atrativo Itaipu Especial, que normalmente opera somente aos finais de semana, mas vai atender de quarta (13) até domingo (17).
A partir de sexta (15), a operação começará a ser reforçada, o passeio Itaipu Panorâmica, carro-chefe dos atrativos turísticos, terá saídas a cada 15 minutos, das 8h30 às 17 horas e será reforçado na sexta-feira. A visita ao Refúgio Biológico vai operar nos seguintes horários: 8h30, 9h30, 10h, 10h30, 13h30, 14h30, 15h e 15h30. A iluminação noturna da usina, Itaipu Iluminada, vai ocorrer na sexta (15) e no sábado (16), com saída às 19h.
Moradores de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros ao lago de Itaipu não pagam ingresso, mediante apresentação de documento com nome, que comprove residência, como título de eleitor, contas em geral, entre outros. É necessário fazer reserva pelo telefone (45) 3576-7000 ou WhatsApp (45) 99131-9119. Menores de 18 anos podem apresentar comprovante no nome dos pais.
Foto: Itaipu
++
Inscrições para visitas técnicas da Nova Ferroeste são prorrogadas
Curitiba – O prazo para as empresas interessadas em conhecer pontos estratégicos do projeto da Nova Ferroeste foi prorrogado até o dia 31 de julho. O pedido é feito através de um link disponível na página do projeto. Até agora três grupos tiveram a oportunidade de conversar com os integrantes do Plano Ferroviário Estadual e conhecer in loco algumas cidades. Outras sete empresas já fizeram o cadastro e aguardam o agendamento das visitas.
São duas opções de encontros presenciais. O primeiro roteiro prevê um tour pela estrutura da empresa pública Portos do Paraná e pelo Terminal de Contêineres do Paraná. Hoje menos de 20% de tudo que entra ou sai do porto circula por trilhos. A Nova Ferroeste deve impulsionar a participação do modal ferroviário, que pode chegar a 60%.
A segunda opção contempla, além do Litoral, um dia de atividades no Oeste do Estado. Está incluído o acesso ao terminal da Ferroeste em Cascavel e a empresas de processamento de grãos e proteína animal que vão se beneficiar da ampliação da estrada de ferro.