MOSCOU ? Pelo menos 58 pessoas morreram na cidade siberiana de Irkutsk, nos últimos dias, após ingerirem uma loção de banho à base de álcool. Segundo o Comitê de Investigação da Rússia, o líquido era consumido como bebida alcoólica, mas continha metanol, altamente intoxicante. Outras 40 pessoas continuam hospitalizadas.
A quantidade de mortos em Irkutsk, sexta maior cidade da Rússia (tem 1,1 milhão de habitantes) vem subindo desde domingo. Um grupo de toxicólogos para atender os afetados foi enviado a Irkutsk, perto do lago Baical.
Um inquérito para investigar as mortes foi aberto, embora o rótulo do produto indicasse que sua ingestão é proibida. Duas pessoas foram detidas.
A imprensa local afirma que, devido à recessão da economia russa desde 2014, os russos de menor poder aquisitivo não podem conseguem comprar vodca legal e consomem produtos que incluem álcool, como colônias e loções. O hábito aumenta o número de intoxicações mortais, especialmente nas férias natalinas, quando o consumo de álcool dispara.