Paranhos, Pacheco e Alécio
O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos e o presidente da Câmara, vereador Alécio Espínola, realizaram ontem (27), uma visita ao deputado estadual MArcio Pacheco. A conversa que foi a portas fechadas e acompanhada apenas por um assessor, durou mais de uma hora e, segundo informações, o assunto principal foi a sucessão de Paranhos na prefeitura de Cascavel.
E Renato Silva?
A reunião se deu na mesma semana que o partido Republicanos confirmou que o candidato da legenda para a sucessão de Paranhos será o vice-prefeito Renato Silva e não o deputado Marcio Pacheco. No entanto, na reunião de ontem, Renato não participou. Pacheco segue a procura de outro partido para disputar as eleições municipais de 2024.
MDB Cascavel
Correligionários do MDB de Cascavel se reuniram na noite de quinta-feira (26) para escolher a nova direção da executiva municipal. Por unanimidade o deputado estadual Batatinha foi escolhido como presidente e sucederá Will Picolli. O ex-secretário municipal Walter Parcianello ficou fora da direção.
Eleições 2024
Ainda durante a reunião, a nova executiva aprovou a candidatura própria do MDB para disputar a prefeitura de Cascavel em 2024 e escolheu como pré-candidato a prefeito o deputado estadual Batatinha. No entanto, em dezembro passado, Batatinha afirmou a reportagem do O Paraná que não disputaria as eleições de 2024. A ver.
Novo binário
A Transitar suspendeu a implementação do novo binário nas ruas Dom Pedro II e Engenheiro Rebouças, entre as ruas da Bandeira e Londrina, em Cascavel, que passaria a valer oficialmente neste sábado (28). A Transitar irá avaliar nota data e informará a comunidade por meio das redes oficiais do Município e imprensa.
Sociedade Rural
O presidente da Sociedade Rural do Oeste do Paraná, Devair Bortolato, o Peninha, esteve em Brasília para manifestar seu agradecimento pelo empenho de deputados e senadores e pedir o veto à sanção presidencial a PEC que delimita o Marco Temporal das terras Indígenas. Peninha disse que nas conversas que estabeleceu com os políticos defensores do agronegócio, todos manifestaram apoio às principais demandas do setor (confira página 8)
Votação da reforma
O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues, negocia com a oposição um calendário especial de votação da proposta de reforma tributária (PEC 45/2019). A CCJ deverá votar o relatório do senador Eduardo Braga (MDB) na segunda semana de novembro. O governo defende a votação dos dois turnos no mesmo dia no Plenário.
Atividades econômicas
O relatório do 3º trimestre de 2023 aponta que o Paraná passou a contar com 771 atividades econômicas, consideradas de baixo risco, o que garantiu a nova posição do Estado no ranking. O relatório aponta ainda os municípios brasileiros com mais dispensas, com destaque para Pinhalzinho (SC) com 1.129 atividades, e Paranavaí, na região Noroeste do Paraná, com mais de 700 atividades econômicas dispensadas.
Bolsonaro em Curitiba
Já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é esperado para o dia 2 de dezembro em Curitiba para filiação de lideranças ao PL e de um encontro da Direita no Paraná.