Cotidiano

Hora H combate o mosquito Aedes aegypti em todo Estado

A ação teve uma lista com 21 itens checados pelos moradores

Curitiba – O governo do Paraná propôs e no sábado (6), às 10h, foi realizada em várias cidades paranaenses a campanha Hora H, uma ampla mobilização para combater o mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya.

A ideia foi sensibilizar a população para que, ao mesmo tempo, todos vistoriassem seus imóveis para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água e se tornar um criadouro do inseto. Em Cascavel, o Hora H será realizado no próximo sábado (13).

Para reforçar a vistoria, a ação Hora H – Todos contra o mosquito da dengue teve uma lista com 21 itens checados pelos moradores.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o número de casos de dengue no Paraná subiu 28% em uma semana; os dados foram divulgados na terça-feira (2). Ao todo, são 3.444 casos confirmados no Estado no período investigado – desde agosto de 2015. Até o momento, cinco pessoas morreram por causa da doença.

Ainda conforme a Secretaria, 10 casos de chikungunya foram confirmados no Estado. Do total, nove são importados e um é autóctone – contraído na cidade de Madaguari, no Norte do Estado. Já os dois casos de zika vírus confirmados, em Curitiba e Alto Piquiri, no Noroeste, foram considerados importados.