Cotidiano

Governo vai remanejar verba para obras de ponte em Porto Alegre

BRASÍLIA – O governo federal vai remanejar de outras obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) R$ 100 milhões para a retomada da construção da segunda ponte sobre o rio Guaíba, em Porto Alegre.

O presidente interino recebeu nesta terça-feira a bancada gaúcha no Palácio do Planalto e os ministros dos Transportes (Maurício Quintella), Planejamento (Dyogo Oliveira), Casa Civil (Eliseu Padilha). O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) também estava representado.

Temer concordou com o pedido de “prioridade AAA1”, segundo Padilha, dos parlamentares e pediu aos ministros uma consulta para viabilizar a dotação orçamentária para a conclusão da primeira parte da segunda ponte sobre o Guaíba ? R$ 100 milhões, divididos em cinco parcelas.

No fim de abril, o Dnit paralisou a obra e mais 60 contratos. De acordo com o órgão, a interrupção é parte de um cenário “amplamente conhecido de redução de disponibilidade de recursos orçamentários”.

? É nosso meio de comunicação com o Mercosul, o Chile, Argentina, Uruguai. Essa velha ponte que está lá, totalmente ultrapassada, não dá conta porque tem vão móvel, que causa grandes atrasos ? disse o senador Lasier Martins (PDT).

? No governo anterior, tentávamos essas audiências e não conseguíamos ? alfinetou o deputado Giovani Cherini, referindo-se à gestão da presidente afastada Dilma Rousseff.