Cotidiano

"Gigantes" da Marinha atracam em Paranaguá

O navio doca multipropósito Bahia (NDM Bahia - G40) - mede 168 metros de comprimento e 23,5 metros de largura

"Gigantes" da Marinha atracam em Paranaguá

Três navios da Marinha do Brasil atracaram no Porto de Paranaguá na manhã de sexta-feira (20). Em apoio à autoridade marítima, a Portos do Paraná disponibilizou três berços públicos para receber as embarcações na operação denominada Aspirantex.

Cerca de 1.150 tripulantes vindos do Rio de Janeiro permanecem em atividades oficiais e públicas até segunda-feira (23). “Esse tipo de operação é possível, no Porto de Paranaguá, porque os berços públicos são extremamente flexíveis, o acesso é fácil e o pátio permite toda a circulação necessária para as visitas a bordo”, afirma diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Junior.

Segundo ele, durante a parada no porto paranaense as embarcações aproveitam para realizar serviços como retirada de resíduos e abastecimento com água e outros suprimentos. As visitas e solenidades oficiais a bordo já iniciam.

Os navios da Marinha saíram do Rio de Janeiro no último dia 16 de janeiro. Como explica o comandante da Capitania dos Portos do Paraná, capitão de mar e guerra Anderson Brito de Melo, a Operação Aspirantex é anual e realizada sempre no mês de janeiro.

“É um exercício operativo que começa no Rio de Janeiro, e além de promover o treinamento da tripulação, a esquadra traz embarcados os aspirantes à Escola Naval”, afirma o capitão. “É uma familiarização à vida de embarcados”.

Segundo o comandante, enquanto parte das embarcações envolvidas nessa atividade está atracada em Paranaguá, outras estão paradas no porto vizinho, de Itajaí, em Santa Catarina. Na segunda-feira, todas se encontrarão em mar para seguir com as atividades de formação.

“A integração entre Porto, Marinha e comunidade é essencial. Estamos de portas abertas e já percebi que essas três pontas trabalham em total apoio”, acrescenta.

O maior navio dos três – o navio doca multipropósito Bahia (NDM Bahia – G40) – mede 168 metros de comprimento e 23,5 metros de largura. Ele tem 600 tripulantes e está atracado no berço 205. Atua tanto em ações de ajuda humanitária como em apoio às forças armadas. O G40 foi projetado para transportar, além das tropas, veículos e até helicópteros. A embarcação atua em grandes áreas oceânicas e na proteção de plataformas marítimas de petróleo.

Na sequência (a leste do cais), a Fragata “Liberal” (F43) está atracada no 206/7 e a Fragata “Defensora” (F41) no 208. Ambas medem 133 metros de comprimento e 14,5 metros de largura e têm tripulação de cerca de 284 pessoas a bordo.

 

Fonte: AEN

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná