RIO – Funcionários de todas as áreas do Teatro Municipal decidiram em assembleia na quinta-feira paralisar os trabalhos devido ao atraso nos salários do estado do Rio. Nesta sexta-feira (24), às 16h, representantes dos corpos artístico, técnico e administrativo do teatro se reúnem com a direção da instituição para tentar resolver a situação sem que haja a interrupção da temporada.
Jesuína Passaroto, presidente da Associação dos Músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal, explica que não se trata de um movimento grevista:
Não existe greve, e sim o fato de que nós não temos mais dinheiro pra ir trabalhar. Esse problema do estado com relação aos salários está inviabilizando muitos funcionários de simplesmente ir trabalhar. Não queremos parar, pelo contrário, queremos continuar. Mas chega a um ponto em que falta o dinheiro. Nossa reunião com a direção hoje é exatamente para tentar viabilizar a temporada, mesmo que seja com um escalonamento. Nossa ideia é não impactar a programação do teatro.
A direção do Teatro Municipal emitiu uma nota que se alinha à intenção de continuidade da temporada: A Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro já vem trabalhando com a perspectiva de dificuldades e problemas decorrentes da crise econômica que atinge o Estado do Rio de Janeiro. Estamos buscando soluções que preservem os eventos programados para a Temporada Artística 2016.