Cotidiano

Festa do “Seu alfabeto” envolve toda família no processo educacional

Festa do “Seu alfabeto” envolve toda família no processo educacional

A dedicação e o talento dos professores da rede municipal de Cascavel fazem a diferença para os alunos, principalmente na recomposição da aprendizagem. Um projeto diferente está chamando a atenção pelo engajamento com os alunos que interagiram e aprovaram a iniciativa, trazendo bons resultados pedagógicos. O “Seu Alfabeto” é um boneco que foi baseado na obra “O Aniversário do Seu Alfabeto”, de Ademir Piedade, que na literatura infantil fala da festa de aniversário do ‘Seu Alfabeto’, onde todas as letras se reúnem para a grande comemoração.

O projeto está sendo desenvolvido na Escola Municipal Maria Tereza Abreu de Figueiredo, do Bairro Santa Cruz, e aproveita a história do aniversário do ‘Seu Alfabeto’ para fazer com que os primeiros contatos dos alunos do Infantil IV com as letras seja mais divertido e flua de maneira segura e produtiva.

‘Seu Alfabeto’ em casa
Todas as sextas-feiras um aluno leva para casa o boneco do ‘Seu Alfabeto’, para ser apresentado a todos da residência. Junto com a mascote, a criança também leva, dentro de uma bolsinha personalizada, um exemplar do livro de Ademir Piedade e um caderno de atividades, para o aluno realizar uma atividade conforme a letra indicada naquela semana. Na segunda-feira o aluno deve levar para a escola o boneco e os materiais enviados pela professora e contará como foi o fim de semana com o boneco. A participação das famílias faz toda a diferença, pois são os familiares que auxiliarão os alunos na leitura e realização das atividades propostas.
Além deste projeto, a equipe também produziu diversos jogos educativos e materiais pedagógicos manipuláveis para auxiliar a compreensão dos alunos em relação à formação de sílabas, palavras e frases. Tem ainda o caderno de atividades, que foi preparado para cada aluno e que conta com o alfabeto, silabários, palavras e pequenos textos, para que os alunos possam retomar em casa aquilo que aprenderam durante o dia na sala de aula.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Marcia Baldini, “a rede pública tem excelentes profissionais, que demonstram uma dedicação muito grande em relação ao atendimento, unindo o desenvolvimento de materiais e o despertar pedagógico, que é o papel central do desenvolvimento dos alunos”. A secretária disse ainda que os “nossos professores nos enchem de orgulho, porque fazem seu papel além da função, buscando dar o melhor para o desenvolvimento dos alunos da nossa rede”.
Baldini lembrou que esses exemplos são resultado da união de esforços em prol da recomposição das aprendizagens, principalmente após o retorno das aulas presenciais, depois do período mais crítico da pandemia, no qual o trabalho dos profissionais ficou ainda melhor. Isso se reflete na qualidade dos materiais de apoio produzidos pelos próprios professores e coordenadores pedagógicos, e pelos resultados advindos de um processo de ensino e aprendizagem mais leve, divertido e assertivo.
A diretora do Departamento Pedagógico da Semed, Rosane Brandalise Corrêa, contou que a realização de práticas diferenciadas e produção de materiais pedagógicos que auxiliem os alunos é uma das orientações da para o trabalho de recomposição das aprendizagens. “A confecção dos materiais é justamente para o auxílio da leitura, formação das palavras e a fluência dos textos”, apontou.

A recomposição
Desde o retorno das aulas presenciais o trabalho da Secretaria Municipal de Educação na criação de estratégias para recompor a aprendizagem dos alunos é uma constante. Além das formações continuadas, com ênfase na recuperação das defasagens percebidas, houve o lançamento recente dos cadernos pedagógicos, uma produção da Semed de um material didático-pedagógico que tem subsidiado o trabalho dos professores desde a alfabetização até o trabalho com alunos de 4º e 5º ano.
A secretaria ainda repassou diversas orientações aos coordenadores pedagógicos de cada escola, para a criação de projetos de incentivo à leitura e o acompanhamento mais aproximado do coordenador em sala de aula. “Orientamos e demos sugestões para que os coordenadores pedagógicos realizem este trabalho, para melhorar a fluência das crianças”, explicou.
Para a diretora é importante que os coordenadores criem esta rotina, o que faz com que eles percebam as particularidades de cada aluno e estejam mais próximos do professor, para acompanhar o trabalho e auxiliar nas dificuldades que aparecem.