Cascavel – Um atraso no repasse do Ministério da Saúde, ainda em 2015, continua gerando muita reclamação em Cascavel. Segundo uma denúncia recebida por O Paraná, há mais de seis meses vários tipos de vacinas estão faltando nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Dentre elas, estão as de febre amarela, tetraviral, antirrábica, entre outras.
Segundo a enfermeira responsável pelo setor de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde de Cascavel, Elizabeth Nagi, não se sabe o porquê do não repasse.
As secretarias de Saúde dependem do Ministério da Saúde e ao longo das últimas semanas estamos enfrentando grandes e graves problemas. Não sabemos se houve algum tipo de paralisação por parte dos laboratórios, ou se a União não se preparou para a entrega das vacinas, mas quem está sofrendo com isso é a população.
Conforme Elizabeth, todo começo de mês a secretaria recebe as vacinas da 10ª Regional de Saúde.
“Vamos buscar e devemos iniciar a distribuição na segunda-feira, dia 11. A previsão é de que até quarta-feira da próxima semana todas as unidades já tenham recebido as doses.
De acordo com a enfermeira, serão distribuídas cinco mil doses de vacinas para a febre amarela.
Elas são suficientes para o mês. A preocupação maior são com as outras, como a de hepatite A, que não recebemos há algum tempo e os estoques estão zerados.
Outra vacina que não foi recebida este mês é a tetra viral, que imuniza contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora.
Em dezembro, foram apenas 400 doses para atender uma população de mais de 300 mil habitantes. O estoque da vacina antirrábica também está baixo.