LONDRES O ex-prefeito de Londres Boris Johnson anunciou nesta segunda-feira seu apoio à ministra Andrea Leadsom na corrida pela liderança do partido Conservador. Johnson, um dos principais nomes na campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE), desistiu de concorrer depois que o ministro da Justiça, Michael Gove ? cotado para ser seu companheiro na disputa ? anunciou que buscaria a liderança conservadora, e consequentemente, o cargo de primeiro-ministro na última quinta-feira.
De acordo com o ex-prefeito, Leadsom ?tem a energia e a determinação essenciais para aquele que deseja ser o próximo líder do país. Ela defendeu durante anos as necessidades dos mais vulneráveis de nossa sociedade, e tem um conhecimento financeiro superior ao de quase todos no Parlamento, além de uma experiência considerável no governo?.
Ministra da Energia, a deputada conservadora esteve ao lado de Johnson no debate final antes do referendo que definiu o futuro da relação britânica com a UE, e se absteve da votação que legalizou o casamento gay no país se dizendo ?profundamente dividida?.
Johnson ainda classificou a ministra como ?equilibrada, gentil, confiável, razoável, e dona de um bom senso de humor?. ?Ela se especializou na questão da UE e defendeu com sucesso a campanha pela saída, o que a deixa bem posicionada para ajudar a formar um grande futuro pós-Brexit para o Reino Unido e a Europa?.
Completam a lista de candidatos conservadores o secretário de Estado do Trabalho, Stephen Crabb; o ex-ministro da Defesa, Liam Fox, e a ministra do Interior, Theresa May, que lidera as pesquisas entre o eleitorado conservador.