Cotidiano

Estado promove reunião com prefeitos da Região Metropolitana de Cascavel para discutir PDUI

Reunião será no próximo dia 11 na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), a partir das 14 horas

Estado promove reunião com prefeitos da Região Metropolitana de Cascavel para discutir PDUI

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu) realiza no próximo dia 11 (terça-feira), na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), a partir das 14 horas, a Reunião de Contextualização da Região Metropolitana de Cascavel do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). O evento reunirá todos os prefeitos da região. Esse debate vai orientar o recorte territorial da Região Metropolitana de Cascavel.

É uma nova etapa do PDUI. Na anterior participaram os técnicos municipais ligados a infraestrutura, planejamento e administração. O objetivo principal é discutir a participação dos municípios atualmente integrantes da Região Metropolitana de Cascavel (lei de 2015) no contexto da nova formatação para a região. O PDUI terá como base estudos técnicos e pretende aproximar as gestões municipais em torno de um planejamento territorialmente abrangente.

O PDUI é um instrumento definido pelo Estatuto da Metrópole. Ele estabelece as ações prioritárias para a promoção do desenvolvimento dos municípios de forma integrada, define critérios para a formação da instituição que será responsável pela governança interfederativa e aponta os processos de gestão que devem ser seguidos.

A elaboração do PDUI será feita em seis etapas. A atual consiste na apresentação do plano de trabalho. As fases seguintes têm como metas a determinação do recorte metropolitano (2ª Etapa), a elaboração do diagnóstico, diretrizes e propostas setoriais prioritárias (3ª Etapa), a definição dos processos referentes às Funções Públicas de Interesse Comuns (4ª Etapa), definição do Modelo de Governança Interfederativa (5ª Etapa) e elaboração do relatório final com a consolidação das propostas (6ª Etapa). O PDUI também passará por análise dos deputados estaduais.

“A participação e o apoio institucional de todos os prefeitos e técnicos da região são fundamentais para garantir o melhor entendimento para a Região Metropolitana de Cascavel”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, Augustinho Zucchi. “Estamos desenvolvendo modelos similares em Londrina e Maringá e o objetivo é tornar o Paraná ainda mais forte, capaz de trabalhar de maneira ainda mais organizada e assertiva”.

Crédito: AEN