Cotidiano

Estado Islâmico retoma controle sobre cidade síria de Palmira, diz governador

FILES-SYRIA-CONFLICT-JIHADISTS-HERITAGE Links EI Palmira AMÃ – O governador da província síria de Homs disse na televisão estatal neste domingo que o Estado Islâmico capturou a antiga cidade de Palmira e o Exército estava lutando para recuperar o controle.

Na primeira admissão oficial do governo de que Palmira havia sido retomada pelos militantes, Talal Barazi afirmou à TV Ikhbariyah que o Exército se retirou da cidade.

– O Exército está usando todos os meios para impedir que os terroristas permaneçam em Palmira – disse ele, horas após o grupo militante e um grupo de monitoramento britânico afirmarem que os militantes tinham controle total da cidade, situada em Homs, no leste da Síria.

O ataque do Estado Islâmico, que teve início na quinta-feira, matou dezenas de soldados sírios e rapidamente tomou controle de silos de grãos e de alguns campos de petróleo e gás nos arredores de Palmira, informou o grupo Observatório Sírio para Direitos Humanos no sábado.

Mais cedo, a entidade havia divulgado que os radicais do Estado Islâmico tinham se retirarado neste domingo de Palmira, em função de violentos bombardeios da aviação russa. Os bombardeios russos mataram uma grande quantidade de extremistas, segundo a fonte, que não forneceu números.