Cotidiano

Entrega de quentinhas para alunos de ocupação de secretaria causa tumulto

RIO – Houve um princípio de confusão no início da tarde desta terça-feira entre policiais, professores e alunos na sede da Secretaria estadual de Educação (Seeduc), no Santo Cristo, ocupada desde o último dia 30. O tumulto começou quando PMs avistaram professores, que estavam do lado de fora do prédio, passando pelo muro uma bolsa pendurada por uma corda com quentinhas para os jovens.

Os policiais repreenderam a ação e ameaçaram levar um dos professores para a delegacia. Ao ver o tumulto, um dos alunos chamou o policial para brigar. O policial avançou no aluno, mas os dois foram afastados por colegas e professores.

— Agora, já acionamos um contato jurídico do Sepe (Sindicato dos Servidores das Escolas Estaduais), para que possamos entrar com a comida de maneira legal — disse um dos professores, que preferiu não se identificar.

Mais cedo, alunos que ocupam a secretaria disseram que estão há quatro dias com o fornecimento de água e comida cortado.

Nesta segunda-feira, o secretário estadual de Educação foi hostilizado na saída do prédio, após uma reunião para negociar a saída dos alunos da secretaria e das nove escolas que permanecem ocupadas. O encontro não teve resultados efetivos, já que as partes não chegaram a um acordo.

* Estagiária sob supervisão de Leila Youssef.