Cotidiano

Em Cascavel, seminário debate valorização da educação no campo

Em Cascavel, seminário debate valorização da educação no campo

“Nós temos a melhor nota das escolas do campo no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e estamos entre as três melhores de Cascavel. Isso é resultado do comprometimento do nosso corpo docente, de todos os funcionários da escola, pais e alunos”. A afirmação é da coordenadora pedagógica da Escola Municipal do Campo Carlos de Carvalho, localizada no Distrito de São Salvador, Leonide Pereira.

O bom resultado da escola, com nota 7,2 no Ideb de 2021, foi apresentado com destaque no V Seminário da Educação do Campo, que aconteceu ontem (28) no Ceavel (Centro de Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel). A próxima edição do Ideb deve ocorrer entre outubro e novembro deste ano. Esta avaliação acontece a cada dois anos. Participam do seminário diretores, coordenadores pedagógicos, professores, instrutores de informática, monitores de biblioteca, estagiários e zeladores das instituições de ensino da rede pública municipal de Cascavel.

Atualmente, Cascavel conta com dez escolas do campo e um Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) rural, no Distrito do Rio do Salto. São em média 1,4 mil alunos matriculados da educação infantil ao 5º ano. O tema do evento deste ano é “O campo como local de possibilidades: Ações de ensino que valorizam a realidade do campo”.

Fortalecimento
A secretária da educação, Márcia Baldini, disse que o seminário traz o fortalecimento da educação continuada para todos os profissionais que atuam nas escolas do campo e um dos quesitos importantes são as novas diretrizes, que são o currículo, para a educação no campo. “Este seminário marca o início dos estudos que vamos iniciar nas audiências públicas para aprovação do documento instituindo diretrizes curriculares para educação no campo de Cascavel”, afirma.
“Cascavel é um dos primeiros municípios brasileiros a construir uma diretriz municipal para educação no campo e acrescentamos neste seminário as possibilidades de ações de ensino. Nas diretrizes, serão feitas retomadas da história da educação no campo, legislação, como é organizada enquanto modalidade da educação e apresentaremos como fazer e valorizar a realidade do aluno no campo na apresentação do trabalho”, explicou a coordenadora pedagógica municipal, Bruna de Souza Pereira Garcia.

Foto: Secom