Cascavel – Quem passa pelo trecho da BR-277 que fica entre o posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Cascavel e a Ferroeste terá que esperar um pouco mais para poder utilizar as pistas de duplicação da rodovia e ter o trânsito facilitado no trecho. O prazo de entrega da obra que venceu no dia 31 de outubro foi prorrogado por mais dois meses e, agora, vai até o dia 31 de dezembro. Além disso, o valor da obra que era de R$ 48 milhões passou para R$ 55 milhões.
Conforme o superintendente regional oeste do DER-PR, Charlles Urbano Hostins Júnior, durante os próximos dois meses a empresa responsável pela obra terá que terminar as alças da trincheira que fica próxima ao posto da PRF e também a variante ligando a rodovia federal com a PR-180. Além disso, é necessário realizar 1,6 mil quilômetros de adequações das marginais que passam pela Escola Municipal Aquiles Bilibio e pela Ferroeste.
“A empresa estará, nos próximos dias, terminando a última camada de asfalto que fica próxima a Ferroeste. Depois seguem para os trabalhos na variante que é a parte que está mais atrasada, porque falta ainda a sub-base e todas as outras camadas que são necessárias até que seja jogado o pavimento”, disse Charlles. Mesmo assim, o engenheiro acredita que o prazo será suficiente para que a empresa consiga concluir o serviço.
Até agora, cerca de 85% da obra foi executada, mas apenas 5% nos últimos dois meses, já que no mês de agosto a medição apontou 80% de conclusão. Segundo Charlles, vários motivos contribuíram para que a obra atrasasse, entre eles, a liberação da desapropriação de algumas áreas, por ser uma rodovia com um movimento muito intenso e ainda até a quantidade de empresas que fica no entorno da rodovia, visto que as empresas não podem ficar sem acesso e, por isso, a obra acaba tendo que seguir em etapas.
Por conta destes motivos também é que a empresa só liberou uma pista de cada lado para o tráfego de veículos, para conseguir garantir a segurança dos trabalhadores da empresa e dois próprios usuários. As pistas duplicadas já foram liberadas e utilizadas em fevereiro deste ano, durante a realização do 35º Show Rural Coopavel, para auxiliar e desafogar o trânsito que é intenso nos dias de feira, mas foram fechadas novamente.
A obra começou em julho de 2021 e a previsão de entrega era setembro de 2022. Depois passou para janeiro de 2023 e, em seguida final de agosto e depois outubro. No total, estão sendo duplicados 5,81 quilômetros e aobra foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Itaipu Binacional e a Seil (Secretaria de Infraestrutura e Logística) cabendo ao DER/PR a administração e fiscalização do andamento.
A obra contempla a iluminação viária da obra, implantação de dispositivos de drenagem e a galeria metálica. Depois de 100% concluído, o trecho oferecerá melhora do fluxo de veículos, além de mais segurança aos motoristas. Um dos objetivos da obra é melhorar o acesso da BR-277 a PR-180.
A intervenção também potencializa uma rota que é muito utilizada para o escoamento da produção do Oeste, além de atender várias indústrias e empresas da região que utilizam a rodovia diariamente.
Cotidiano