O curso de capacitação do Programa de Cuidados e Reabilitação Intensiva de Animais Silvestres (CRIA) obteve lotação de inscritos, com 500 pessoas. A iniciativa é do Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).
Na próxima quarta-feira (22), os inscritos passarão por um treinamento na modalidade de Ensino à Distância (EAD) e se tornarão voluntários nos cuidados a animais silvestres.
O programa não visa estimular a adoção de animais silvestres, mas sim dar aos profissionais da área e aos cidadãos interessados a oportunidade de aprender a lidar com animais silvestres de forma adequada. O CRIA visa, ainda, sensibilizar as pessoas quanto à importância da fauna silvestre por meio da capacitação para o cuidado e contato direto com os animais.
A participação no treinamento é o primeiro passo e pré-requisito para que o voluntário possa se inscrever no programa e cuidar de um filhote órfão ou animal vitimado em processo de reabilitação.
O treinamento não pode ser reconhecido como um curso de formação acadêmica. Os 500 inscritos receberão um link da plataforma ZOOM no e-mail cadastrado. A capacitação acontece na próxima quarta-feira (22), às 19 horas.
VOLUNTARIADO – O CRIA é um dos três programas de voluntariado do IAT. Os paranaenses também podem contribuir com ações voluntárias nos viveiros florestais e nas Unidades de Conservação do Estado.
O objetivo é promover a educação ambiental, mostrando a importância da conservação da biodiversidade, e contribuir com o conhecimento dos paranaenses interessados em atuar na área ambiental.
Para mais informações sobre os programas de voluntariado do IAT, basta acessar a página www.iat.pr.gov.br/Pagina/Programa-de-Voluntariado-CRIA