DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Com apoio de Itaipu, Campina da Lagoa inaugura nova Unidade de Valorização de Recicláveis

Descubra como o projeto Itaipu está transformando a reciclagem em Campina da Lagoa com a nova Unidade de Valorização de Recicláveis - Foto: Divulgação
Descubra como o projeto Itaipu está transformando a reciclagem em Campina da Lagoa com a nova Unidade de Valorização de Recicláveis - Foto: Divulgação

O município de Campina da Lagoa, no Centro-Oeste do Paraná, inaugurou nesta quarta-feira (23) uma nova Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR). A iniciativa integra o projeto Coleta Mais, vinculado ao programa Itaipu Mais que Energia, que segue diretrizes do Governo Federal para investimentos em saneamento ambiental, entre outras áreas.

Também participam do projeto o Itaipu Parquetec, o Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar) e diversos municípios do Estado.

Campina da Lagoa

Além da reforma da UVR, Campina da Lagoa foi contemplada com um caminhão de coleta, empilhadeiras, elevador de fardos, esteiras de triagem e elevação, prensa horizontal e balança digital. O investimento total ultrapassa R$ 2 milhões e amplia de forma significativa a capacidade de reciclagem e o manejo adequado dos resíduos sólidos — um avanço concreto rumo à sustentabilidade e à valorização do trabalho dos catadores.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Padre Gianny, do vice-prefeito, representantes da Itaipu Binacional, do Cispar, além de vereadores e secretários municipais. “Esta ação marca um novo ciclo em nosso município”, afirmou o prefeito. “Agradeço à Itaipu e aos parceiros do projeto Coleta Mais por apoiarem essa transformação na gestão de resíduos, para construirmos um futuro mais limpo e sustentável.”

Ação

Por fim, a ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os de número 1 (Erradicação da Pobreza), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis).

Fonte: Itaipu Binacional