Cotidiano

Chefe da produção do Oscar fala sobre os bastidores da confusão

RIO ? O veterano chefe da producação do Oscar, Gary Natoli, revelou, em entrevista exclusiva ao site “The wrap“, que os funcionários da PricewaterhouseCoopers, empresa responsável pela auditoria do Oscar, “congelaram” quando foi feito o anúncio de que “La la land: Cantando estações” havia vencido o prêmio de melhor filme no lugar de “Moonlight: sob a luz do luar”.

“Tenho certeza de que eles são pessoas amáveis, mas eles não estavam preparados para isso”, disse Natoli. “Precisamos de alguém que seja confiante e destemido”.

Para piorar a situação, Natoli revelou que ele e o gerente de palco John Esposito tiveram uma consersa com Brian Cullinan ? funcionário da PwC que publicou uma foto de Emma Stone nos bastidores minutos antes da entrega do envelope errado ? sobre o protocolo caso acontecesse algo inesperado.

“Normalmente, nós não comentamos sobre isso”, explicou o chefe da producação da cerimônia. “Mas acredito que Cullinan foi perguntado sobre isso em uma entrevista, então ele veio até nós e contou que havia falado que ele deveria se reportar aos gerentes de palco, fazer uma checagem e reagir. Quando ele disse disso, nós nos perguntamos: ‘É isso que a gente faz?'”.

LEIA MAIS: Nas Redes gafe histórica vira piada

“Então, eu disse: ‘se você sabe quem é o vencedor, você não precisa checar isso com os outros. Você precisa imediatamente ir lá e cuidar da situação, preferencialmente antes de anunciarem o vencedor errado no microfone”, contou Natoli.

Todos os dois funcionários da PwC tinham um conjunto de envelopes, e todos eles deveriam memorizar quais eram os vencedores em cada categoria. Além de Cullinan, a outra responsável pelos envelopes era Martha Ruiz.

LEIA TAMBÉM: Cinema faz pegadinha e exibe ‘La la land’ em sessão de ‘Moonlight’

“Eu estava na coxia esquerda com Jimmy Kimmel quando anunciaram ‘La la land’. Nós assistimos o que estava acontecendo por uns dez segundos, e durante esse tempo, Martha não estava a mais do que cinco passos da gente. Assim que aconteceu o erro, ela não chamou nossa atenção, ela não disse nada. E ela deveria ter memorizado os vencedores”.

Por fim, Gary Natoli contou que praticamente precisou “empurrar” os funcionários da PwC para que eles entrassem no palco. “Toda a situação foi muito chocante para mim”, disse ele.