Cotidiano

Cascavel já preencheu 100 mil questionários e Censo 2022 continua

Cascavel já preencheu 100 mil questionários e Censo 2022 continua

Cascavel – O ano de 2023 começou e os trabalhos do Censo 2022 ainda não terminaram. Com um orçamento “diferente” para os trabalhos de campo, a quantidade de 288 recenseadores prevista para Cascavel nunca chegou a ficar completa, agora ficou ainda menor e apenas 34 pessoas, sendo 25 recenseadores e 9 supervisores estão efetivamente trabalhando. Na Capital do Oeste, de agosto até agora foram preenchidos um total de 100 mil questionários de 115 mil domicílios, faltando ainda uma pequena fatia.

Lucas Cortez Gresele, coordenador do Censo em Cascavel, explicou que a diminuição da equipe estava prevista, já que o ano inicia com um novo orçamento e os trabalhos acabaram sendo prorrogados por duas vezes, a primeira previsão era terminar em outubro, a segunda em dezembro. Ficaram trabalhando as pessoas que apresentaram maior produtividade durante esse período e que se adaptaram melhor aos trabalhos.

“Ainda não sabemos ao certo a porcentagem que falta, já que os servidores continuam cadastrando, mas existe uma previsão de terminarmos os trabalhos até o fim deste mês”, explicou. Gresele ainda pediu o auxílio de todos os moradores, visto que em alguns endereços os recenseadores voltaram diversas vezes, mas como não encontram ninguém, deixaram uma carta para o morador responder pela internet, mas uma grande parte acaba perdendo o prazo e não responde.

O coordenador adiantou ainda que para que que nenhum morador fique fora da pesquisa, nos próximos dias eles vão divulgar um número para que as pessoas que não responderam à pesquisa possam entrar em contato e responder. “Precisamos que nessa reta final todos os moradores participem da pesquisa que é útil para o planejamento público da cidade”, reforçou Lucas.

Prévia de dados

Ainda no fim do ano passado uma prévia do Censo acabou sendo divulgada, mas apenas com um dado preliminar de habitantes. Os dados apontam Cascavel com 350.644 habitantes, o que representa 64.439 moradores a mais do que levantamento realizado no último censo, em 2010. Isso representa que desde então, em média, a cidade ganhou 5.370 novos habitantes por ano. Os dados completos serão divulgados apenas no fim dos trabalhos.

Conforme Lucas, depois de todo trabalho finalizado é que eles terão acesso aos dados mais específicos como quantidade de moradores por sexo, idade, imigrantes que moram na cidade, inclusive com a nacionalidade. “Todos as informações serão disponibilizadas ao fim da compilação da dados no sistema”, falou.

Colete azul

A pesquisa em campo começou no dia 1º de agosto. Os recenseadores estão identificados com colete azul com o nome do instituto, crachás e smartphones com uma capa azul. A pesquisa que é rápida, leva cerca de 5 minutos para ser concluída, apenas 10% dos moradores é que estão sendo selecionados para uma pesquisa um pouco mais extensa e que vai levar cerca de 20 minutos, que é por amostragem e faz parte do Censo. As respostas são preenchidas no smarthphone do recenseador e já irá para a base de dados do IBGE.

Além de responder ao próprio recenseador, o morador tem a opção de responder por telefone ou pela à internet. Funciona da seguinte forma, após uma visita inicial obrigatória, na qual o recenseador também registrará as coordenadas de cada endereço, o morador poderá fazer a escolha pelo autopreenchimento via internet. A partir daí, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário online.

+++

Central de atendimento

O Censo 2022 conta com uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas da população durante a coleta domiciliar da maior pesquisa do país. O Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181, tem 180 agentes censitários para auxiliar a sociedade a preencher o questionário via internet ou telefone, assim como no Censo de 2010.

O horário de funcionamento do CAC será das 8h às 21h30, todos os dias da semana, de domingo a domingo. Haverá três turnos de trabalho, com 60 profissionais cada. Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas ao CAC são confidenciais e o sigilo é garantido.