Cotidiano

CASCAVEL: Assinada a regulamentação do programa Sustentar

CASCAVEL: Assinada a regulamentação do programa Sustentar

O prefeito Leonaldo Paranhos realizou, na manhã desta sexta-feira (10), a assinatura da regulamentação da Lei Municipal 7.445/2022, que institui o Programa Sustentar em Cascavel. O ato foi classificado como histórico pelo prefeito, destacando os benefícios ambientais que a nova lei trará para a cidade.
A regulamentação do decreto permitirá a implementação de ferramentas que ainda não estavam em prática, como o pagamento pelo serviço de triagem realizado pelas cooperativas. Cascavel destaca-se nesse processo de apoio e incentivo às cooperativas, transformando práticas municipais em políticas públicas permanentes e eficientes.
“Com a regulamentação dessa lei nós poderemos fazer o pagamento da triagem, que é o recurso para as pessoas que trabalham nas cooperativas. As cooperativas fazem a triagem, vendem o produto, apresentam a nota para a Secretaria de Meio Ambiente e a gente paga por tonelada”, explica o prefeito.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o Programa Sustentar engloba diversas ferramentas, incluindo a rede de ecopontos, o sistema de apoio às cooperativas e associações, a coleta condominial e institucional, além da inovadora Moeda Planeta, que será uma ferramenta de educação ambiental, incentivando a população a separar e encaminhar materiais de forma adequada.
“Toda essa rede de busca, de fazer uma gestão dos resíduos, uma política pública estabelecida e consolidada no município de Cascavel, visa também atender aquilo que está previsto nos planos estadual e nacional de resíduos”, explica o secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth.

Moeda Planeta
A Moeda Planeta também trará um sistema de cashback, incentivando os cidadãos a entregar materiais recicláveis em pontos específicos determinados pelo município. Esses materiais se transformarão em pontos que poderão ser trocados por objetos dentro de uma loja Planeta que será estruturada.
A regulamentação do decreto consolida a Lei do Programa Sustentar como política pública, demonstrando a firme intenção do município em colocar em prática todas as medidas delineadas no papel, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o cuidado ambiental.
A assinatura da regulamentação, que aconteceu no gabinete do prefeito, contou com a presença do vice-prefeito Renato Silva, do presidente da Câmara de Vereadores, Alécio Espínola e dos vereadores Beth Leal, Soldado Jefferson, Professor Santello e Lauri Silva.

Foto: Silvia Soluszynski/Secom