RIO – A Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal na última sexta-feira, gerou uma série de reações ? internas e externas ? em resposta ao esquema de corrupção revelado que envolve pagamento de propina de empresas frigoríficas a fiscais públicos em troca da concessão de certificados de aprovação sanitária sem a fiscalização apropriada. Veja abaixo frases que tem marcado a repercussão da Operação, considerada a maior da história da Polícia Federal.
PAPELÃO NA CARNE? IDIOTICE
“Isso de misturar papelão na carne é uma insanidade, uma idiotice. As empresas investiram milhões de dólares, demoram mais de 10 anos para consolidar mercado. E vão misturar papelão na carne? Pelo amor de Deus. A narrativa nos leva a criar fantasia. A partir de uma fala, as redes sociais, a mídia, cada um fala uma coisa”
Blairo Maggi, ministro da Agricultura
?ESTRAGO FEITO?
“A espetacularização da cobertura é muito mais grave que o fato. Se acontece um problema nesse setor, as dimensões econômico-financeiras e no emprego são infinitamente superiores a do setor de petróleo e gás (em referência às investigações conduzidas pela PF na Petrobras). O estrago foi feito e nós estamos correndo para segurar”
Moreira Franco, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República
RESOLUÇÃO NA CHURRASCARIA
“Gostaria de convidar, quem puder, a ir uma churrascaria. Vamos todos a uma churrascaria comer carne brasileira”.
Presidente Michel Temer, que convidou embaixadores dos principais países importadores de carne brasileira para prestar esclarecimentos no domingo.
DELÍCIA DE CARNE
“Os embaixadores disseram que vão divulgar aos seus países a tranquilidade em relação ao consumo da carne. Não é para causar um terror que está possivelmente se imaginando que se possa causar em relação a isso. Todos eles (embaixadores) aceitaram o meu convite e se deliciaram”.
Presidente Michel Temer, após a reunião com embaixadores em churrascaria.
NADA DE PERU
?Com análise de DNA, a gente conseguiu constatar que não tinha sido usado nada de peru (…) Não tinha o teor mínimo de proteína que deveria ter. Ele tinha teor de açúcar, carboidratos acima do permitido pelo Ministério da Agricultura também. Ele tinha um teor de sal até 80 vezes, de sódio até 80 vezes maior que o regulamento da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)?.
Daniel Gouvêa Teixeira, auditor do Ministério da Agricultura que denunciou à Polícia Federal o esquema de fraudes que desencadeou a operação Carne Fraca, em entrevista ao ?Fantástico? (Rede Globo), sobre o frigorífico Souza Ramos, no Paraná, que fornecia salsicha de peru para merenda de alunos de escolas públicas do estado em 2014.
PADRÃO INFERIOR
“Esses países no momento não têm os mesmos padrões que nós”.
Pekka Pesonen, secretária-geral de Comitê de Organizações Agrícolas Profissionais (Copa) e o Comitê Geral para Cooperação Agrícola na União Europeia (Cogeca), entidades de representação de fazendeiros pecuaristas da União Europeia, ao cobrar maior vigilância do gado proveniente do Mercosul.
FINAL FELIZ?
“Esse assunto, se Deus quiser, vai terminar muito bem”,
Presidente Michel Temer mostra otimismo com relação ao desfecho da Operação Carne Fraca em pronunciamento na Câmara de Comércio Americana (Amcham) na manhã desta segunda-feira.
?É DE SE ASSSUSTAR?
“Hoje é realmente complicado, depois da investigação [que começou no início de 2015] eu entro no mercado e fico passeando antes de comprar um produto, realmente é de se assustar?.
Delegado da Polícia Federal, Maurício Moscardi Grillo, ao anunciar detalhes da Operação em coletiva de imprensa na sede da PF em Curitiba na sexta-feira.
SEM DADOS? AINDA BEM
“Ainda bem que a gente não tem essa estatística”.
Delegado da Polícia Federal, Maurício Moscardi Grillo, sobre a quantidade de alimentos inapropriados que chegou ao consumidor brasileiro.