Cotidiano

Carlos Gomes: Interdições são suspensas e apenas máquinas da obra são ‘organizadas’

Carlos Gomes: Interdições são suspensas e apenas máquinas da obra são ‘organizadas’

O início de uma obra aguardada há anos pelos cascavelenses, principalmente pelos moradores da Região Sul, estava programada para começar nas primeiras horas da manhã de ontem (11), mas acabou sendo suspensa. A obra de reurbanização completa da Avenida Carlos Gomes iniciaria coma o fechamento do trecho da Avenida Brasil com a Travessa Cristo Rei, mas apenas o maquinário foi levado durante o dia para o local. Uma coletiva para a imprensa estava marcada logo para as 8h30, mas também acabou sendo cancelada minutos antes e as explicações mais detalhadas para o início dos trabalhos terá que aguardar.

O fechamento de alguns trechos havia sido anunciado ainda no começo deste mês de setembro, paralelo às novas sinalizações na região central da cidade, que deverá absorver o fluxo dos veículos desviado dos locais interditados. Inicialmente, de acordo com a administração municipal serão fechados os trechos da Travessa Cristo Rei (entre a Rua Paraná e a Avenida Brasil), a Carlos Gomes (entre a Avenida Brasil e a Rua Rio Grande do Sul), a mão inglesa que dá acesso a Rua Duque de Caxias, a Avenida Barão do Cerro Azul (entre a Rua Rio Grande do Sul e a Avenida Brasil) e ainda a Rua Duque de Caxias (Avenida Carlos Gomes até a Rua Rio Grande do Sul). Quando estes trechos estiverem prontos, outros passarão a ser fechados.

A obra

O prazo inicial da obra que vai mexer com a mobilidade urbana e a rotina de muitos motoristas será de 15 meses. A obra será executada pela empresa cascavelense Petrocon pelo valor de R$ 51.144.674,40. O valor será pago com recursos que foram emprestados ao Município pelo Banco Fonplata por meio do PDU (Programa de Desenvolvimento Urbano).

A obra inclui a melhoria da Rua Alexandre de Gusmão, que será um binário com a Avenida Carlos Gomes e terá uma ciclovia, interligando com a Rua da Lapa e revitalização de um trecho da Rua Rio da Paz, local com intenso movimento de veículos próximo ao Terminal Sul.

Também será feita a melhoria da pavimentação próxima à região da “rodoviária velha”, a elevação da Travessa João Grando e da Rua Erechim, conhecida como mão inglesa, no qual o pavimento passará a ter o mesmo nível da calçada e colocado paver.

Falta sinalização

Os servidores da Transitar continuam nos próximos dias os trabalhos de finalização da sinalização e instalação de semáforos na região central da cidade que estão sendo implantados nas rotas alternativas para organizar o fluxo de veículos que terão será desviado após o fechamento das vias, já que as chuvas da semana passada acabaram atrasando os trabalhos. Falta terminar a sinalização da Rua Mato Grosso e a colocação de um semáforo na Rua Rio de Janeiro com a Rua Duque de Caxias, e semáforo na Rua Antonina com a Rua Riachuelo.

Já está em funcionamento o novo binário na região central da cidade, das Ruas Afonso Pena a Riachuelo. A recomendação é que quem circula rotineiramente pela região central, evite usar a Rua Souza Naves e utilize o novo binário, que terá sentido único da Rua da Bandeira até a Rua Pará.

A Rua Afonso Pena pode ser usada no sentido norte-sul e a Rua Riachuelo no sentido sul-norte. Os binários também contam com novos semáforos, que foram instalados nos cruzamentos das ruas: Mato Grosso com Afonso Pena, Mato Grosso com Riachuelo e Riachuelo com Antonina.

A população pode contribuir com encaminhamento de sugestões pela Ouvidoria, via mensagem de Whatsapp nos números (45) 99135-5207 ou (45) 99145-4080.

Foto: Paulo Eduardo/O Paraná