Cotidiano

Carlos Gomes: Com atraso de 40 dias, cinco quadras serão “concluídas” depois do Natal

Carlos Gomes: Com atraso de 40 dias, cinco quadras serão “concluídas” depois do Natal

Cascavel – Uma obra que fica no coração da cidade e que está mexendo com a rotina de muitos cascavelenses já tem o seu primeiro atraso confirmado. De acordo com o secretário de Serviços e Obras Públicas de Cascavel, Sandro Camilo Rocha Rancy, a obra da nova Avenida Carlos Gomes está pelo menos 40 dias atrasada devido às chuvas que foram intensas nos últimos meses. “Fizemos uma conta e de 90 dias, tivemos 40 deles de obra parada por causa das chuvas”, detalhou o secretário.
Sandro Rancy disse que a pretensão era de colocar a pavimentação asfáltica nas ruas que estão prontas para receber o asfalto antes do Natal, mas que isso não foi possível, porém, na terça-feira (26) a empresa inicia a pavimentação de cinco quadras: Rua São Paulo até a Avenida Brasil e na Carlos Gomes, da Rua Rio Grande do Sul até a São Paulo. “Junto com o asfalto estaremos terminando alguns detalhes e as calçadas que não estão prontas”, explicou.

Alexandre de Gusmão
Já a pavimentação asfáltica na Rua Alexandre de Gusmão, que foi fresada, vai ficar para o final de janeiro já que está sendo retirado ainda o asfalto antigo. Segundo Rancy, a intenção é que continuem as quatro frentes de trabalho para preparar, fazer a drenagem, meio fio e, então, depois aplicar a camada asfáltica. Atualmente, as frentes estão divididas própria Avenida Carlos Gomes, Barão do Cerro Azul, Alexandre de Gusmão e na Rua Integração.
“A empresa conseguiu contratar mais funcionários, mas ainda tem vagas em aberto e, tendo mais pessoas trabalhando, reforçamos essas frentes”, adiantou. “Chuva não combina com obra e um dia de chuva é um dia que terá que ser reposto”, complementou o secretário, lembrando ainda que além da Carlos Gomes, o mesmo atraso vai ocorrer em todas as obras públicas em andamento na cidade.

56 quadras
A obra para completa remodelação da Avenida Carlos Gomes foi iniciada no dia 18 de setembro e o prazo para conclusão previsto no contrato é de 15 meses, porém, com o atraso já confirmado o prazo terá que ser ampliado. Em todo o trecho a base do asfalto está sendo refeita, assim como toda a pavimentação, galeria de água pluvial e a troca da calçada para paver. No total, o projeto todo engloba 56 quadras. “Vamos seguir com o mesmo planejamento na obra, com a proposta de cada equipe ir complementando o serviço da outra”, salientou Rancy.
O secretário disse ainda que é importante que os comerciantes e pedestres tenham paciência com a obra que causa transtornos, mas que são necessários para o local ficar melhor. “Os motoristas que trafegam por ali também precisar redobrar o cuidado e reduzir a velocidade para a segurança de todos, já que não temos como fechar todo o trecho para realizar as melhorias”, salientou.
O valor total da obra é de R$ 51.144.674,40, pago com recursos que foram emprestados ao Município pelo Banco Fonplata por meio do PDU (Programa de Desenvolvimento Urbano). A obra inclui ainda a melhoria da Rua Alexandre de Gusmão, que será um binário com a Avenida Carlos Gomes e terá uma ciclovia, interligando com a Rua da Lapa e revitalização de um trecho da Rua Rio da Paz, local com intenso movimento de veículos próximo ao Terminal Sul.

Prazo do viaduto é prorrogado

As obras do novo viaduto de transposição da BR-277, paralelo ao da Carlos Gomes, que ligará as ruas Alexandre de Gusmão e a Emílio Bautitiz também já tiveram o prazo de entrega prorrogado. As obras que iniciaram em abril deste ano, seguem pelo menos até março do ano que vem. Segundo o secretário, a “parte de cima” do viaduto está pronto, mas ainda tem muita coisa a ser feita na “parte debaixo”, nas alças de acesso.
No local está sendo feita a base e são necessárias várias etapas até que a camada asfáltica possa ser aplicada. Após esse serviço concluído, a etapa seguinte será a reestruturação das ruas Itu, Emílio Bautitz e João Merlin. Para isso, as alças da Avenida Carlos Gomes à BR-277 continuam bloqueadas para que a empresa possa executar os serviços, assim como continuam em operação as rotas alternativas que foram criadas desde então e sinalizadas para que os motoristas consigam trafegar na região.
O investimento total no viaduto é de cerca de R$ 4 milhões.