Cascavel – O presidente do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) veio novamente ontem a Cascavel para verificar in loco o cadastramento biométrico do eleitorado. Jucemar Novochadlo esteve no Fórum Eleitoral a fim de conferir o andamento do processo e, mais uma vez, manifestou preocupação com a demora do eleitorado cascavelense em se cadastrar.
Em coletiva à imprensa no próprio Fórum, ele disse que a meta de 80% do eleitorado fixada para homologação da biometria foi atingida, mas uma vez mais alertou para o risco de a cidade perder o direito de ter dois turnos na eleição para prefeito.
Segundo Novochaclo, a biometria tem o objetivo de oferecer mais segurança ao processo eleitoral, mas onde já foi feita trouxe como efeito colateral uma pequena redução do eleitorado. Foi o que aconteceu, por exemplo, em Curitiba, Londrina e Maringá.
Ele reforçou que o cadastramento biométrico (que possibilitará o reconhecimento do eleitor pelas digitais) é obrigatório e quem deixar de fazê-lo terá o título cancelado.
Faltam 31 mil
O próprio Jucemar Novochadlo anunciou que até ontem 169 mil eleitores cascavelenses já haviam feito a biometria.
Nós estamos com 81% dos cadastros. Com isso, já podemos dizer que Cascavel vai usar na próxima eleição o sistema de biometria, afirmou.
Temos outra etapa a cumprir, que é atingir 200 mil eleitores e manter o segundo turno na eleição municipal deste ano. Estou pedindo novamente para que os eleitores compareçam ao Fórum, porque precisamos de mais 31 mil eleitores para atingir a meta, frisou, ressaltando que o trabalho será encerrado no próximo dia 29.
Procura cresce
Com a proximidade do fim do prazo, a procura pela biometria aumentou no inicio deste mês, quando os atendimentos diários saltaram de 800 para mil.
Os eleitores são atendidos em pouco tempo, mas é importante que não deixem para a última hora, alertou a analista judiciária Camila Ribeiro. Mais de 50 guichês estão operando regularmente, o possibilita o atendimento diário de até dois mil eleitores.