Uma reunião com diretores de seis associações comerciais, na tarde do dia 3 de abril de 1976, iniciaria um novo e marcante capítulo na história empresarial do Oeste e do Paraná. Sob a liderança de Hylo Bresolin, na época presidente da Acic, nasceria a Caciopar, a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná. “Ela surgiu de uma necessidade, de os empresários da região terem a sua voz amplificada e fortalecida ao apresentar suas demandas nas sedes dos governos em Curitiba e em Brasília”, costumava afirmar Hylo, o primeiro presidente da entidade.
A Caciopar foi a primeira estrutura de um modelo inédito de cooperação empresarial no Brasil. “Juntas, as associações comerciais poderiam muito mais”, afirmava Hylo. Até então, o Oeste não tinha uma pauta única e consolidada de reivindicações. Assim, cada entidade, isoladamente, apresentava seus pleitos, e praticamente nada ou muito pouco acontecia. A união estabelecida pela Coordenadoria inaugurou uma nova forma de associativismo que faz do Paraná uma referência em organização para o Brasil. A Faciap, que representa 295 associações comerciais, tem suporte em 12 coordenadorias e todas inspiradas na Caciopar.
A partir dessa composição, mais associações nasceram e o movimento associativista então não parou mais de crescer no Oeste do Estado. Além de representar os interesses da livre iniciativa, a Caciopar se tornou naturalmente um fórum de debates e de reivindicações das grandes causas e projetos regionais. Entre outras lutas vieram a conclusão da Ponte de Guaíra, a Ferroeste, a constante melhoria e ampliação da malha rodoviária, duplicações, fortalecimento empresarial, defesa de reformas estruturais e luta contra toda forma de corrupção.
“Mesmo com a região unida e organizada, essas lutas não são fáceis e exigem a perseverança de todos. Mas podemos comemorar, porque são muitas as conquistas nesses 45 anos”, diz o ex-presidente Khaled Nakka. Atualmente, a Coordenadoria representa 46 associações comerciais do Oeste, que contam ainda com o suporte de um amplo e diversificado portfólio de produtos e serviços. “Além de contribuir com o crescimento das Aces, as ações da Caciopar ajudam a fortalecer empresas dos mais diferentes portes e ramos”, cita Sergio Marcucci, outro dos ex-presidentes da Coordenadoria.
A Caciopar é grande
O atual presidente da Caciopar é o empresário e advogado Flavio Gotardo Furlan, que é de Toledo. Segundo ele, a Coordenadoria desenvolve um trabalho dos mais nobres e importantes para a comunidade regional. “Ela representa a soma de forças por objetivos comuns que contribuem, ao longo dos últimos 45 anos, para fazer do Oeste uma referência em desenvolvimento e trabalho. Todos que participamos e que conhecemos a Caciopar temos muito orgulho dela. A Caciopar é grande. Obrigado a todos, ex-presidentes, ex-diretores e todos que fizeram e fazem a Coordenadoria existir e ser um modelo de organização e resultados”.