RIO ? Depois de colher altos elogios em Cannes, “Aquarius”, novo longa do pernambucano Kleber Mendonça Filho, ganhou o prêmio de melhor filme no festival de cinema de Sydney, na noite de domingo. Segundo a curadoria do festival, a competição oficial celebra obras que “expandem nosso conhecimento sobre o mundo e dizem coisas importantes de modo original”.
Segundo o jornal “The Sydney Morning Herald“, a decisão do júri liderado por Simon Field foi unânime ao premiar a história de uma ex-crítica musical que luta contra os interesses de uma incorporadora.
? “Aquarius” é uma declaração convincente e relevante sobre o Brasil contemporâneo e o poder de um inidíduo que luta pelo que acredita ? disse o produtor britânico, responsável pela programação do festival.
Kleber Mendonça Filho, que não pôde estar presente para receber o prêmio equivalente a R$ 160 mil, enviou um vídeo de agradecimento, no qual relembra uma palestra que deu, aos 15 anos, sobre o cinema australiano durante suas aulas de inglês:
? É muito legal pensar que, 30 anos depois, exibi dois filmes meus em Sydney: “O som ao redor” e “Aquarius” ? diz o diretor, no vídeo.
Assista:
Kleber Mendonça Filho agradece prêmio em Sydney
Os vencedores anteriores do festival incluem “As mil e uma noites” (2015), do português Miguel Gomes, “Dois dias, uma noite” (2014), dos irmãos Dardenne, e “A separação” (2011), do iraniano Asghar Farhadi.