Cotidiano

Anéis de lata financiam compra de cadeiras de rodas

Campanha ?Eu ajudo na lata? vai de vento em popa, mas precisa da ajuda de todos

Cascavel – Quase todo mundo que sai de casa para comer um lanche ou jantar fora escolhe beber uma lata de refrigerante ou cerveja. Muitos acabam separando as latas para os catadores de recicláveis, pensando em um dinheirinho extra. Mas poucos sabem que aquele anel usado para abrir a latinha pode ajudar muita gente.

Há quase um ano, a Unimed de Cascavel está arrecadando esses anéis para comprar cadeiras de rodas e ceder quem precisa. Em parceria com diversas empresas, faculdades e universidades, a campanha teve como primeira entidade beneficiada a Apae de Cascavel.

Denominada “Eu ajudo na lata”, a segunda fase da campanha vai de vento em popa, mas precisa da ajuda de todos. De acordo com a assessoria de imprensa da Unimed, de junho a dezembro do ano passado foram arrecadados 100 quilos de lacres. Cada quilo é vendido a aproximadamente R$ 3 e todo dinheiro é empregado na compra dessas cadeiras.

Segundo a assessoria, para adquirir uma cadeira de rodas, cujo modelo mais simples custa em torno de R$ 500, são necessárias 140 garrafas pet de dois litros cheias de lacres. Sobre a meta, a Unimed diz que, se pudesse, doaria dezenas de cadeiras. Mas, para isso precisa de muita ajuda. Este ano a ideia é doar a cadeira de rodas para a Adefica (Associação dos Deficientes Físicos de Cascavel).

Quem quiser doar os lacres, poucos ou muitos, pode fazer a entrega na Unimed Cascavel, na Avenida Barão do Cerro Azul.