Cotidiano

Amic completa 37 anos expandindo e lutando pelo setor empresarial

Neste período, de 37 anos, foram muitas conquistas e participações em debates nacionais e internacionais, auxiliando a formular a legislação que rege as microempresas atualmente

Amic completa 37 anos expandindo e lutando pelo setor empresarial

A Amic PR (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná) acaba de completar 37 anos de existência, somando forças e multiplicando resultados para micro e pequenos empreendedores.

A associação, fundada em 25 de maio de 1984 em Cascavel, é a maior entidade de micro e pequenos empresários do Brasil. São mais de 2.300 associados, além de parceiros e uma ampla rede credenciada com mais de 500 profissionais de saúde, hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios conveniados.

A entidade tem como objetivo a promoção social e econômica de seus associados, por meio do estímulo ao desenvolvimento dos micro e pequenos empresários.

A presidente da Amic PR, Sônia Xavier, afirma que os 37 anos da Amic são marcados pela história, escrita por todos que acreditaram no projeto. “É impossível não lembrar as pessoas que tiveram coragem de escrever essa história, acreditar na entidade. No decorrer do tempo, ganhamos muita credibilidade e hoje somos a maior associação do nosso segmento no Brasil”, reforça.

Para ela, a luta de outras diretorias e de todos os empresários envolvidos com a Associação foi importante para culminar no maior presente de aniversário: a inauguração da nova sede da Amic PR, que ocorre em junho. “Esse é o nosso grande presente. Construímos uma história e uma luta para inaugurar a Casa do Empreendedor. Temos, agora, o desafio de colocar em prática projetos que só serão possíveis graças à construção da nova sede”, comemora.

 

Fortalecimento

Os 37 anos também são marcados pela expansão da entidade e pelo seu fortalecimento no apoio aos empresários durante a pandemia. A Amic PR está, desde o começo do cenário pandêmico, atuando institucionalmente em prol de seus associados, seja representando seus interesses junto aos órgãos públicos, seja oferecendo soluções de auxílio direto para os negócios.

“A história que construímos nos garante esse olhar otimizado para os contextos que vão surgindo. A pandemia tem sido um grande desafio, que tem provocado movimentações internas intensas para que nossos associados estejam efetivamente amparados. E justamente nesse momento desafiador, projetamos nossa expansão, porque percebemos a lacuna existente. O associativismo pode e fará a diferença na recuperação econômica. Acreditamos nisso”, comenta a presidente da AMIC PR, Sonia Regina Spengler Xavier.

 

História se confunde com o conceito de microempresa

O conceito de microempresa ainda chegava ao Brasil, em 1984, quando Cascavel já tinha empreendedores visionários, preocupados com o desenvolvimento do setor.  Percebendo a necessidade de modernização nessa área foi que um grupo de empresários criou a Amic, na época denominada Associação de Micro Indústrias de Cascavel, que foi a segunda neste formato, no Brasil. Hoje, a Amic PR é a maior entidade de micro e pequenas empresas do País.

Neste período, de 37 anos, foram muitas conquistas e participações em debates nacionais e internacionais, auxiliando a formular a legislação que rege as microempresas atualmente.

 

Ações

  • A Cohamic (Cooperativa Habitacional Amigos de Cascavel) foi um dos destaques. Nasceu com a intenção de facilitar o acesso à moradia para associados da entidade.
  • A Central de Negócios Automotivos surgiu em 2013 com a ideia de organizar um grupo da área de automóveis, para desenvolver melhor o setor.
  • O Convênio Saúde, existente há mais de 25 anos, foi criado, na época, como algo inovador.
  • A Amic participou das mudanças da Nova Lei Trabalhista. Em conjunto de outras instituições, foi responsável pela elaboração de 28 propostas de alteração da Lei Trabalhista, das quais 13 foram acatadas.
  • Em 2015, foi reconhecida como uma das maiores associações dessa área na América Latina no 2º Congresso Latino Americano da Micro e Pequena Empresa.
  • Foi importante interlocutora de uma medida que facilitou a vida de muita gente: a criação do PSS (Plano de Segurança Simplificado) em 2014, que reduz o tempo gasto para aprovação de projetos no Corpo de Bombeiros. Agora, 40% das plantas de obras se enquadram neste benefício.
  • O Café com Negócios surgiu há uma década e hoje já ultrapassa 100 edições, ajudando os associados a apresentar os serviços a outros empresários.
  • A associação conta com diversos benefícios aos empresários: convênios, assistência jurídica, convênio pet, cartão benefícios e acesso ao crédito, entre outras possibilidades de parceria e de crescimento, como os módulos de capacitação para empresários, que auxiliam no desenvolvimento do empreendedor.