LUTO!

Alep lamenta o falecimento da ex-deputada estadual Amélia Hruschka

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

A Assembleia Legislativa do Paraná lamenta o falecimento da ex-deputada Amélia de Almeida Hruschka, ocorrido na manhã desta quinta-feira (19). “Amélia deixa um legado de comprometimento e serviço público, especialmente marcado por sua atuação na Assembleia Legislativa do Paraná, onde, por conseguinte, ocupou o cargo de deputada estadual por dois mandatos consecutivos”, diz nota enviada pela família da ex-parlamentar.

Trajetória

Durante seus dois mandatos na Assembleia Legislativa, Amélia destacou-se como a mulher mais votada de sua legislatura. Além disso, foi uma das únicas duas mulheres a ocupar tal cargo naquele período. Entre suas conquistas mais notáveis, está a lei de emancipação do município de Luiziana. Um feito que, sem dúvida, exemplifica sua dedicação às causas de desenvolvimento regional e bem-estar social. O primeiro mandato foi de 1983 a 1987, correspondente à 11ª Legislatura, após ser eleita nas eleições de 1982. Em seguida, o segundo mandato ocorreu de 1987 a 1991, após sua reeleição nas eleições de 1986.

Em Campo Mourão, Amélia foi a vereadora mais votada da história do município e, de maneira significativa, exerceu um papel fundamental como Patrona da Guarda Mirim de Campo Mourão. Ela ocupou uma cadeira na Câmara Municipal de Campo Mourão entre os anos de 1977 e 1982. Durante sua trajetória, por sua vez, foi responsável pela criação de dezenas de creches em todo o estado do Paraná, oferecendo suporte para a educação infantil. Amélia também se dedicou a incentivar a autonomia feminina, motivando, assim, inúmeras mulheres a buscarem independência através da formação de clubes de mães, fortalecendo, portanto, as redes de apoio e desenvolvimento comunitário.

Histórico e Família

Nascida no interior de São Paulo, Amélia formou-se em Direito na Faculdade de São Carlos e, logo em seguida, iniciou sua trajetória política em Campo Mourão, no Paraná, onde viveu grande parte de sua vida. Casada com Alfonso Germano Hruschka, que também é figura política em Campo Mourão, Amélia entrou para a política nos anos 1970.

Despedida

O velório de Amélia de Almeida Hruschka acontece a partir das 17h desta quinta-feira (19), no Prever, em Campo Mourão. O edifício, portanto, está localizado na Avenida Goioere, nº 3128.

Fonte: Alep