RIO ? Acusado de desrespeitar protocolos do tribunal, o advogado da acusação no caso do suposto plágio de ?Stairway to heaven? recebeu uma suspensão. Segundo o ?Hollywood Reporer?, Francis Malofiy já vinha sendo investigado por seu comportamento em julgamento e, nesta quinta-feira, uma decisão determinou que ele não poderá exercer a advocacia até setembro.
Um painel de apelação manteve a suspensão de três meses e um dia, considerando que Malofiy violou “várias normas de conduta” durante o julgamento por violação de direitos autorais em ?Bad girl?, de Usher. Em 2015, um painel de três juízes considerou que Malofiy enganou o co-réu William Guice, fazendo-o assinar uma declaração sem consultar um advogado escondendo que os dois eram adversários no processo.
Malofiy alega que ele não infringiu nenhuma regra e, mesmo que tivesse infringido, a punição seria dura demais. A corte critica a incapacidade do advogado de assumir seus erros e sua conduta descortês durante o julgamento.
A fama de Malofiy já era grande antes dele participar do julgamento de ?Stairway to heaven?, que terminou com o Led Zeppelin inocentado das acusações de plágio. O advogado acumulou mais de uma centena de objeções sustentadas e várias advertências do juiz R. Gary Klausner.
Após a derrota, ele alegou que perdeu por uma ?questão técnica? e sugeriu a intenção de apelar do resultado. Mas se Michael Skidmore, que abriu o processo em nome do falecido guitarrista Randy Wolfe, quiser entrar com um recurso, terá de procurar outro advogado.