Cascavel – Em meio à recessão econômica sentida principalmente pelos setores da indústria, do comércio e de serviços, o agronegócio mais uma vez mostrou seu potencial. O encerramento da 28ª edição do Show Rural Coopavel, na sexta-feira (5), superou as expectativas iniciais.
Conforme o diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, dos 480 estandes que foram lotados para a feira, permaneceram na fila de espera outras 42 empresas, um apontamento de que a agricultura e a pecuária estão em pleno desenvolvimento.
Esta edição do Show Rural superou todas as expectativas. Tínhamos alguns questionamentos, pois setores que estavam presentes sofreram com a crise e possuíam dúvidas sobre os resultados que poderiam obter na feira. No entanto, o evento rural só confirmou o que já sabíamos: que o agronegócio segue em crescimento, relata Grolli.
Quanto às melhorias realizadas neste ano, Dilvo Grolli destaca o Show Pecuário, espaço que reuniu as 12 maiores associações brasileiras de criadores, com exposição de 150 animais de diversas raças.
O diferencial ocorreu principalmente por serem apresentadas características técnicas dos animais, aliado a dicas de nutrição, manejo e qualidade da carcaça.
É extremamente necessário que se trabalhe a pecuária de corte, de leite, avicultura e suinocultura na região Oeste, diz Grolli. O intuito disso é integrar a lavoura e pecuária e melhorar a qualidade de vida do produtor. Para 2017, o espaço dedicado à atividade será ampliado.
Negócios
A organização do evento não divulgou o volume de negócios obtidos durante a feira, e informou que a 29ª edição do Show Rural Coopavel ocorrerá de 6 a 10 de fevereiro 2017. Em 2015, o montante impetrado na feira entre as 480 empresas participantes foi de R$ 2 bilhões.
(Com informações de Marina Kessler)