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Volkswagen celebra 70 anos no Brasil

Volkswagen celebra 70 anos no Brasil

A Volkswagen do Brasil completará 70 anos de atuação no País nesta quinta-feira (23). São sete décadas marcadas por pioneirismos e inovações tecnológicas. A Volkswagen investe R$ 7 bilhões na América Latina de 2022 a 2026 para fortalecer ainda mais sua posição competitiva na região. Esse investimento inclui mais projetos de veículos locais, digitalização e descarbonização.

A evolução da Volkswagen é constante e a transformação da empresa segue impulsionada pela estratégia “ACELERA VW”, que tem o objetivo de tornar a marca ainda +Diversa, +Digital, +Ágil, +Centrada no Cliente e +Neutra em Carbono.

Como parte da estratégia ‘Acelera VW’, a Volkswagen está lançando 15 novos veículos, principalmente flex e elétricos até 2025. Da atual ofensiva de produtos, já foram lançados o Jetta GLI, Novo Polo, Polo Track, Gol Last Edition, Novo Polo GTS, Novo Virtus e Polo Track 1st Edition.

“A Volkswagen do Brasil completa 70 anos de inovação tecnológica e pioneirismos e tem uma importância estratégica para o Grupo Volkswagen em todo o mundo. Ao longo das décadas, a Volkswagen revolucionou seu portfólio de produtos – que oferecem máxima qualidade, inovação, tecnologia e segurança –, modernizou suas quatro fábricas no Brasil, desenvolveu novas tecnologias e hoje é uma marca muito mais próxima das pessoas, inovadora, desejada, digital e conectada”, afirma o COO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.

Destaque para a liderança da Volkswagen entre os SUVs compactos, o segmento que mais cresce, com T‑Cross e Nivus, que juntos somaram mais de 104.700 unidades comercializadas em 2022. Em 2023, a marca mantém sua liderança no segmento somando os dois modelos no primeiro bimestre.

Neutralidade de carbono

A descarbonização é um dos pilares mais importantes da estratégia da Volkswagen mundialmente e a empresa tem o objetivo ser neutra em carbono até 2050 (estratégia Way to Zero), considerando produtos e processos. Em nível global, a VW foi a primeira fabricante de veículos a assinar o Acordo de Paris.

A Volkswagen do Brasil segue a mesma estratégia de descarbonização. Entre as inúmeras ações, inaugurou em 2022 o departamento Way to Zero Center na fábrica Anchieta para o desenvolvimento de tecnologias com baixa emissão de CO2 para veículos.

A Volkswagen do Brasil é a primeira fabricante de veículos do País que utilizará gás natural renovável (biometano) em suas fábricas Anchieta e Taubaté. No total, serão mais de 50 mil m3 diários de biogás, fornecidos pela Raízen, utilizados principalmente no processo produtivo da Pintura das carrocerias das duas fábricas, com uma redução de mais de 90% nas emissões de CO2 comparando com a alternativa fóssil.

 

Além disso, todas as unidades da Volkswagen do Brasil utilizam energia elétrica 100% limpa, proveniente de fontes renováveis com o I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável) ou declarações reconhecidas pelo protocolo GHG (Gases de Efeito Estufa).

Pioneirismos

A história da Volkswagen do Brasil teve início em 23 de março de 1953 em um galpão na rua do Manifesto, no bairro Ipiranga, em São Paulo (SP).

Na época, o sucesso nas vendas incentivou a marca a construir uma fábrica no Brasil que não se limitaria à montagem de veículos, mas que fosse também uma base de exportação para toda a América do Sul.

Assim surgiu a planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, inaugurada em 1959. Além de ser um complexo industrial completo, é também um centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos com a mais alta tecnologia e inovação.

 

Fotos: Divulgação