A Honda CG é a moto de todos os brasileiros desde 1976, quando através deste modelo foi inaugurada a operação da fábrica em Manaus, no Amazonas. Especialmente criada para o Brasil e suas condições específicas, a CG 125 pioneira era, em linhas gerais, uma versão ainda mais robusta de uma motocicleta já comercializada no país importada do Japão, a Honda CB 125S. Reconhecida por sua economia, resistência e qualidade construtiva, a boa fama da CB importada serviu como cartão de visitas para a brasileiríssima CG 125, que surpreendentemente elevou todas estas qualidades a um nível ainda maior.
De fato, a motocicleta made in Manaus conquistou inúmeros fãs prontamente por sua economia, facilidade de manutenção e incrível robustez. A decisão de desenvolver um modelo exclusivo para nossas condições se comprovou fundamental, assim como aplicar um padrão construtivo de excelência, característica inerente à todas as Honda seja onde forem fabricadas.
A chegada desta nova geração, a 10ª, confirma o constante processo de aperfeiçoamento do modelo no decorrer destas quase cinco décadas de existência, que jamais se dissociou do conceito original, fundamentado no tripé economia-robustez-qualidade, uma fórmula exata para atender aos motociclistas dos quatro cantos do Brasil.
Generalidades do modelo
Evolução estética e técnica visando qualificar de maneira inequívoca uma nova geração da CG: este processo é bem conhecido dos clientes Honda, que ciclicamente são agraciados com renovações dignas de nota a ponto de merecerem o título de “nova geração”. Assim ocorreu com a linha CG 2025, na qual todas as versões – Titan, Fan, Start e Cargo – receberam precisas modernizações.
A “vitrine” deste genuíno passo à frente das Honda CG 2025 é sempre o design, que nesta nova geração deu um salto qualitativo ao adotar o recurso de encapsular o tanque de combustível com superfícies plásticas, capazes de oferecer maior liberdade na criação de formas aos designers e, ao mesmo tempo, promover redução do custo em caso de pequenos acidentes.
A pilotagem, fator de importância prioritária para a Honda, também se confirma como grande ponto de evolução na Linha CG 2025, que incorpora uma suspensão dianteira mais robusta e precisa. O mesmo pode ser dito em relação à suspensão traseira, que agora conta com uma balança de perfil retangular.
Importante passo à frente em termos de segurança é a adoção do disco de freio dianteiro como equipamento padrão de todas as CG 2025. As versões Cargo, Start e Fan dispõe do sistema CBS – Combined Brake System, com disco na dianteira e tambor na traseira, enquanto a Titan traz freio a disco em ambas rodas, com o dianteiro dotado de sistema ABS.
No âmbito da estética e da eficiência dinâmica o destaque vai para a chegada, em absolutamente todas as CG 2025, das rodas de liga leve. Outro progresso nesta 10ª geração diz respeito ao painel de instrumentos, que traz indicador de marcha engatada e computador de bordo em todas as versões.
Para garantir a segurança oferecida pela iluminação por LED, todas as CG 2025 contam com lanterna traseira com esta tecnologia. As versões Titan e Fan trazem LED também no novo conjunto ótico dianteiro, de novo desenho. Outra estreia nestas versões mais elaboradas da CG é a porta USB-C, de série na Titan e opcional na Fan.
A Linha CG 2025 permanece com o consagrado motor de 160 cc, adequado para atender e superar a norma de emissões determinada pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares – PROMOT 5, o que não alterou suas reconhecidas qualidades em termos de desempenho, economia de combustível, facilidade de manutenção e robustez.
Motor
O motor da CG 160 é o monocilíndrico 4T arrefecido a ar com comando único de válvulas no cabeçote (OHC – Overhead Camshaft), de 162,7 cm3, que atua em balancins roletados. A lubrificação é forçada por bomba trocoidal. Comum à todas as versões, tal motor oferece a maior potência e torque em sua categoria.
A tecnologia FlexOne no sistema de injeção de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que admite o uso de etanol e gasolina em proporções diferentes, está presente nas versões Titan, Fan e Cargo. A potência máxima das CG 160 2025 é de 14,7 cv com etanol e 14,4 cv com gasolina, sempre a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,43 kgf.m com etanol e 1,41 kgf.m com gasolina, a 6.750 rpm. Na CG 160 Start o combustível admitido pelo sistema PGM-FI é apenas a gasolina, com valores de potência e torque iguais ao anunciado para as versões que se valem da tecnologia FlexOne.
Todas as Honda CG 2025 contam com câmbio de cinco velocidades, embreagem de tipo multidisco em banho de óleo acionada por cabo, e corrente de transmissão final tipo 428 com um novo sistema para o ajuste da tensão.
Quadro
Preço
As Honda CG 160 2025 chegam à rede de concessionários Honda a partir de novembro.
O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é:
Honda CG 160 Titan ABS:
R$ 19.230,00 – Cores disponíveis: Laranja, Vermelho metálico e Preto metálico
Honda CG 160 Fan CBS:
R$ 17.723,00 – Cores disponíveis: Azul perolizado, Vermelho perolizado e Preto metálico
Honda CG 160 Start CBS:
R$ 16.194,00- Cores disponíveis: Prata metálico, Vermelho perolizado e Preto
Honda CG 160 Cargo CBS:
R$ 17.175,00 Cores disponíveis: Branco