Automóveis

Honda Forza 350, sofisticação e alta tecnologia

Foi através da Forza que a marca popularizou inúmeras tecnologias como a transmissão CVT com controle eletrônico S-Matic, a chave Smart-Key e a frenagem ABS

Honda Forza 350, sofisticação e alta tecnologia

O nome Forza é tradicional na linha global da Honda, designando as scooter premium que estabeleceram um elevado padrão em termos de dirigibilidade, praticidade e segurança. Em duas décadas de mercado a Forza conquistou a preferência de um público muito exigente, o europeu, pois às distintas qualidades dinâmicas, soube associar um estilo elegante e muita eficiência sob o ponto de vista da praticidade.

Foi através da Forza que a marca popularizou inúmeras tecnologias como a transmissão CVT com controle eletrônico S-Matic, a chave Smart-Key e a frenagem ABS. Paralelamente a estes dispositivos, a Forza trouxe ao segmento um design evoluído, onde o aspecto estético se fundiu com a praticidade de um vão sob o banco capaz de abrigar dois capacetes e o conforto de referência, seja no uso urbano como em rodovia.

A Honda Forza que chega ao Brasil é o resultado final deste longo processo evolutivo, onde a atitude de scooter multiuso foi reforçada por um motor mais potente e moderno, que aliado a itens de praticidade e sofisticação faz dela uma nova referência entre as maxi-scooter do segmento.

Importada da Ásia, na planta na Tailândia, a versão da Forza trazida para o Brasil é a mais recente e se caracteriza pelo ganho de potência obtido através do aumento da capacidade cúbica em exatos 51 cm³ em relação ao modelo anterior. Mais importante do que o aumento de performance de tal atualização foi a elevação das curvas de potência e torque em conjunto, o que se traduziu em uma pilotagem muito mais confortável e segura, com o motor sempre pronto a oferecer a resposta exata ao comando do acelerador. Na parte ciclística, a Forza conta com suspensões estudadas para proporcionar eficiência e grande absorção das irregularidades da pavimentação.

A excelente performance, garante à Forza 350 a desenvoltura e segurança necessária em rodovia inclusive com a presença de garupa, e ambos ocupantes desfrutam de aprimorada ergonomia com o máximo de conforto, seja por conta do amplo banco em dois níveis, como pela presença do para-brisa com regulagem de altura com controle elétrico.

Estabilidade

A Forza 350 tem como ponto de partida de seu estilo o imponente para-brisas elétrico controlado por tecla no punho esquerdo. Com 180 mm de altura, foi concebido para oferecer excelente proteção e direcionar os fluxos aerodinâmicos à volta e por cima da cabeça do condutor e garupa, assim como reduzir o ruído do vento. A posição do para-brisas pode ser facilmente alterada oferecendo maior estabilidade e conforto na condução a alta velocidade e também para grandes distâncias. Em uso urbano o condutor pode baixar o para-brisa para usufruir de uma visibilidade mais adequada à utilização em cidade como para aumentar o fluxo de ar em dias quentes.

Ao associar um estilo elegante à eficiência aerodinâmica, a Forza 350 consegue misturar modernidade com esportividade. De fato, as palavras-chave da equipe de design foram “agressividade, técnica e potência”; aspectos que ficam evidentes ao observarmos o spoiler sob do farol, as carenagens laterais em forma de “Z” e demais elementos que criam uma estética forte, exclusiva e absolutamente atual.

O atento estudo aerodinâmico aliado à centralização das massas resultou em agilidade, e, para maior conforto a alta velocidade, a porção frontal da Forza 350 tem a capacidade de gerir as pressões negativas à frente do condutor, reduzindo o efeito natural do vento e assim diminuindo estresse e cansaço na pilotagem em velocidade.

O espaço sob o assento tem capacidade para dois capacetes integrais e pode ser dividido para levar um só capacete e/ou o equipamento de chuva e pastas de tamanho A4. Na parte traseira do escudo frontal, o compartimento do lado esquerdo tem tampa com chave e o seu espaço pode ser arranjado segundo as conveniências do condutor, podendo receber um smartphone ou uma pequena garrafa de água. Tal compartimento é dotado de porta USB-C.

Motor

O motor da Forza 350 é dotado da tecnologia eSP+ (enhanced Smart Power+), na qual oferece um excelente desempenho, tanto do ponto de vista ambiental como em termos de performance global graças à adoção de tecnologias de redução do atrito, peso e vibração do motor.

O pico de potência deste motor de comando de válvulas simples no cabeçote – SOHC – de quatro válvulas, alimentado por injeção de combustível PGM-FI e com arrefecimento por líquido é de 29,2 cv a 7.500 rpm, com um torque máximo de 3,24 kgf.m a 5.250 rpm.

O virabrequim se destaca pela sua rigidez, necessária para a gestão da potência, aliás como todos os componentes do motor que foram projetados visando confiabilidade a longo prazo e elevada performance. Para aumentar o arrefecimento do pistão, um injetor de óleo, como o usado na CRF 450R, pulveriza lubrificante diretamente na parte de trás do pistão melhorando a combustão. A capacidade do cárter de óleo é de 1,7 litros.

A borboleta do sistema de injeção tem 36 mm de diâmetro, as válvulas da admissão 28 mm, o que garante a eficiência da alimentação. A caixa de ar tem 5,5 litros de capacidade, permitindo aspirar o ar com mais eficiência, utilizando um “fluxo de redemoinho” reforçado dentro do cilindro para maior consistência na queima do combustível. Os gases queimados são expelidos por uma abertura de escape em linha reta, o que melhora ainda mais a eficiência. Para reduzir a resistência dos gases de escape, o silenciador tem duas câmaras distintas. O tamanho e a posicionamento do catalisador permite um fluxo ideal, o que favorece a purificação dos gases.

O atrito interno é reduzido pelo desvio de 5 mm no eixo do cilindro, pela introdução de um ajuste hidráulico na corrente da distribuição e utilização de uma bomba de óleo de grande eficiência. Usada em motores de alta performance, esta bomba reduz a pressão interna do motor, diminui as perdas por bombeamento e o atrito interno de rotação. Um eixo de equilíbrio ligado ao virabrequim reduz ainda mais as vibrações e contribui para uma dirigibilidade agradável e suave.

A embreagem automática centrífuga aciona a transmissão V-Matic (com relações definidas para respostas rápidas a baixa velocidade e acelerações poderosas) e a transmissão final por correia V-Belt.

O motor da Forza 350 está equipado com o sistema Honda Selectable Torque Control – HSTC, de controle de tração. O sistema HSTC compara a diferença entre as velocidades das rodas dianteira e traseira, calcula a relação de deslizamento e depois controla o torque do motor através do sistema de injeção, visando retomar a tração na roda traseira. O sistema HSTC pode ser ligado e desligado através de um comando no punho esquerdo. Quando o sistema se ativa para gerir a tração do veículo, há um indicador “T” no mostrador digital que pisca.

Preço

A Honda Forza 350 2022 chega às concessionárias de todo o Brasil neste mês na cor cinza metálico e preço sugerido é de R$ 47.000,00 (base Distrito Federal).

Foto: Divulgação