Brasil - Dados do Anuário da Polícia Rodoviária Federal mostram que mais de 12 mil acidentes de trânsito por ano são causados por defeitos mecânicos, falhas elétricas ou desgaste excessivo dos pneus. Quando se trata de furos nos pneus, além dos transtornos, o incidente representa um risco significativo à segurança, especialmente em rodovias movimentadas ou em áreas isoladas.
Para prevenir esse tipo de problema, motoristas e motociclistas devem estar preparados. A fim de orientar nessas situações, a Motul, multinacional francesa especializada em fluidos de alta tecnologia, orienta, de maneira prática, sobre o uso de reparadores de pneus em diferentes situações.
Para carros
Se possível, remova o objeto que causou o furo e murche o pneu completamente. Posicione a roda com a válvula na parte superior, idealmente entre 10h e 2h, como num relógio. Agite bem a embalagem de Motul Car Care Tyre Repair antes de usar. Em clima frio, aqueça-a com as mãos, próximo ao motor ou à saída de ar quente do veículo. Rosqueie firmemente o aerossol à válvula do pneu, vire a embalagem de cabeça para baixo e pressione o botão até que todo o conteúdo da embalagem seja aplicado e o pneu atinja pressão suficiente. Dirija imediatamente por 10 a 20 km em velocidade moderada para distribuir o produto uniformemente. Verifique e ajuste a pressão do pneu o quanto antes. É possível rodar centenas de quilômetros após o uso, mas recomenda-se fazer o reparo tradicional o mais breve possível.
Para motocicletas
Remova cuidadosamente o objeto que causou o furo. Gire a roda para deixar a válvula na parte superior e esvazie totalmente o pneu. Agite bem a embalagem do Motul P3 e aqueça-a levemente em dias frios. Limpe a rosca da válvula, encaixe bem o aplicador, remova a aba protetora e vire a lata de cabeça para baixo. Pressione até inflar o pneu por completo. Em seguida, ande com a moto por 10 a 20 km em velocidade moderada. Calibre o pneu o quanto antes e monitore a pressão nos dias seguintes.
“Estar preparado para imprevistos na estrada é uma atitude que pode salvar vidas. Por isso, é importante adotar alguns cuidados e seguir todas as recomendações da embalagem ao utilizar e armazenar o reparador de pneus. Após o uso do produto, verifique a pressão do pneu o mais brevemente possível, garantindo que esteja adequada para a condução”, afirma Caio Freitas, engenheiro de aplicações da Motul. “Lembre-se de que os reparadores de pneus são apenas uma solução temporária; portanto, procure um serviço especializado para realizar o reparo definitivo o quanto antes.”
Quanto ao armazenamento, mantenha a embalagem em local fresco, ao abrigo do sol, e longe de impactos ou quedas bruscas, preservando assim sua integridade e funcionalidade.