Curitiba – Os projetos do Paraná nas áreas de economia, inovação, cultura, turismo e meio ambiente foram apresentados nessa segunda-feira (24) a uma comitiva da Tailândia, liderada pelo embaixador do país no Brasil, Surasak Suparat.
O grupo, que veio ao Paraná com a intenção de conhecer as potencialidades do Estado e firmar futuras parcerias, foi recebido no Palácio Iguaçu pelo secretário especial de Desenvolvimento Econômico, Virgílio Moreira Filho, e representantes de secretarias estaduais.
Um dos principais potenciais de parceria está na área de ciência, tecnologia e ensino superior. Com diversos projetos de internacionalização, as sete universidades estaduais já firmaram mais de 400 convênios com países de todo o mundo.
Outro interesse do país asiático é investir no setor de hotelaria. A Tailândia tem uma forte tradição turística e recebe cerca de 35 milhões de visitantes por ano.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, há muitas similaridades entre o Paraná e a Tailândia, o que facilita a possibilidade de desenvolver parcerias. “Muitas empresas tailandesas têm interesse em investir no Brasil. Essas reuniões com embaixadas, como a da Tailândia, são fundamentais para promover, no Paraná, novos negócios e convênios em diferentes áreas”, afirmou Moreira.
“O Estado do Paraná tem muitas coisas em comum com a Tailândia na cultura, no turismo e na ciência e tecnologia. Tudo isso pode ser explorado em futuros convênios”, afirmou o embaixador Surasak Suparat. “Nossa intenção, a partir de agora, é trabalhar junto com o Estado do Paraná para firmar acordos e desenvolver parcerias”, destacou.