NOVA YORK – A Apple pode levantar US$ 3 bilhões em receita com a febre do Pokémon Go no período de um a dois anos, conforme jogadores compram “PokeCoins” em sua loja de aplicativos, previu a corretora norte-americana Needham & Co. Pokémon Go pode ser baixado de graça, mas usuários do iPhone podem adquirir os itens para comprar conteúdos adicionais do jogo.
Um pacote com 100 moedas do jogo de realidade aumentada com personagens da Nintendo custa US$ 0,99 na loja da Apple, mas o preço pode chegar a US$ 99,99 dólares por um conjunto de 14.500 PokeCoins.
? Acreditamos que a Apple fica com 30% da receita de Pokémon Go gerada em dispositivos com o sistema iOS, o que sugere um potencial para crescimento de resultados ? disse a analista Laura Martin, da Needham, em relatório a clientes.
Pokémon Go tinha apenas nos Estados Unidos 21 milhões de usuários ativos no 18 de julho, menos de duas semanas depois de ter sido lançado no país. O game, que já foi lançado em 35 países, também está disponível para dispositivos Android.
Martin afirmou que a relação de usuários pagantes de Pokémon Go ante a base total de jogadores é dez vezes maior que a de Candy Crush, o sucesso da King Digital que gerou mais de US$ 1 bilhão de dólares em receita em 2013 e 2014.
Usuários nos EUA estão gastando muito mais tempo no jogo da Nintendo do que no Facebook ou no WhatsApp, segundo a empresa de pesquisa de mercado Sensor Tower. As lojas de eletrônicos também registraram forte aumento nas vendas de carregadores de celulares desde o lançamento do jogo.
No fim da sessão do mercado na terça-feira, as ações da Apple haviam ganhado 5% de valor de mercado, a cerca de US$ 25 bilhões, desde o lançamento do Pokémon Go nos Estados Unidos, em 6 de junho. Já as ações da Nintendo haviam quase duplicado.