Cotidiano

Príncipe Harry diz que mundo precisa resgatar urgência contra Aids

201607210922395987_AP.jpg

DURBAN, África do Sul – O príncipe Harry disse que o mundo precisa sair de seu estado de complacência no combate contra a Aids. Ele criticou a falta de ação que se instalou depois que a epidemia saiu das manchetes e que os medicamentos tornaram possível uma pessoa viver por muitos anos com a doença.

links Aids

O membro da família real britânca, que na semana passada fez um exame de HIV com transmissão ao vivo pelo Facebook, discursou com o popstar Elton John durante a Conferência Internacional Sobre Aids em Durban, na África do Sul.

Harry falou que o mundo não pode perder o senso de urgência na luta contra a Aids. Ele disse que uma nova geração de líderes deve dar um passo à frente e garantir que os jovens não se sintam constragindos a fazer o exame de sangue. Quanto antes o vírus for detectado, mais eficaz será o tratamento.

– É hora de dar um passo à frente para garantir que meninas e meninos com HIV não sejam impedidos de brincar com seus amigos, colegas de classe e vizinhos. É hora de reconhecer que o estigma e discriminação ainda atuam como grande barreira que nos impede de derrotar essa doença de uma vez por todas – disse o britânico durante o evento.

Elton John classificou o príncipe como um poderoso aliado na luta contra a Aids, a maior causa de morte de adolescentes na África, onde 30 pessoas são infectadas por hora.