PITTSTOWN, Estados Unidos ? Adele Dunlap, moradora de Nova Jersey, se tornou ? após a morte de uma residente de Worcester, Massachussets ? na mulher mais velha dos Estados Unidos, e entrou também na lista das dez pessoas mais velhas do mundo, afirmou o Grupo de Investigação Geriátrica, que monitora a vida de pessoas que ultrapassam os 110 anos.
Nascida em 12 de dezembro de 1902, Adele chegou ao Centros de Cuidado Country Arch, em Pittstown, aos 99 anos. Segundo a diretora do centro, Susan Dempster, a sua paciente mais longeva ?participa de maneira passiva das atividades diárias, socializa minimamente, e espera, com ansiedade, os corais femininos que cantam canções de natal?.
Adele trabalhou como professora antes de se casar e ter três filhos. Viúva desde 1963, Adele diz não ter um segredo para a longevidade.
? É difícil explicar ? diz seu filho Earl, de 86 anos. ? Ela nunca pesou mais de 64 quilos, fumou durante muito tempo, e sempre comeu o que teve vontade.
Perguntada sobre o fato de set a mulher mais velha do país, Adeles afirmou não sentir ?nada diferente?. Ao ser questionada sobre ser americana, ela foi ainda mais lacônica em sua resposta:
? Bem, eu nunca fui outra coisa.
Funcionários do centro dizem que Adele também tem o hábito de diminuir sua idade quando perguntada sobre o tema. No ano passado, ao completar 113 anos, ela tratou de corrigir as pessoas que a parabenizavam.
? Não, não. Tenho apenas 102.