
? A integridade da halterofilia foi fortemente atingida em diferentes níveis pelos russos, por isso foi aplicada a punição apropriada para preservar o esporte ? informou a federação no seu site.
Entre os atletas excluídos está a medalhista de prata em Londres-2012 Tatiana Kashirina, que também é tetra campeã mundial e seis vezes campeão européia.
A decisão foi tomada com base em critérios estabelecidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) de deixar a cargo das federações internacionais a responsabilidade de autorizar ou não atletas russos a competir no Rio, após a divulgação do relatório McLaren que denunciou práticas de doping de Estado na Rússia.
Além do levantamento de peso, um dos esportes mais tradicionais do país, o atletismo russo, responsável por cerca de um quinto das medalhas russas conquistadas nos Jogos de Londres-2012, também foi excluído dos Jogos. Algumas outras federações já se posicionaram e excluíram alguns atletas. Foram expulsos dos jogos, por exemplo, sete nadadores e 22 remadores.