Cotidiano

Deputado republicano rompe com partido e anuncia apoio a Hillary

201608021403045270_RTS.jpg

WASHINGTON ? Um deputado republicano dos Estados Unidos se tornou o primeiro parlamentar no Congresso a romper com o partido na Corrida à Casa Branca. Richard Hanna, de Nova York, classificou o candidato republicano, Donald Trump, como despreparado para liderar o país. E prometeu votar em favor da democrata Hillary Clinton nas eleições presidenciais de novembro.democratas0208

O rompimento vem dias após uma polêmica entre Trump e os pais de um oficial muçulmano do Exército morto na guerra do Iraque. A nova declaração polêmica do magnata elevou a tensão entre os republicanos, após a sua candidatura ter sido confirmada na convenção da legenda.

Em comunicado, Hanna citou os ataques de Trump aos pais do oficial, classificando o candidato republicano de “profundamente falho de infinitas maneiras”, “incapaz de se arrepender” e “egocêntrico”.

“Para mim, não é suficiente apenas denunciar os comentários dele: ele é despreparado para servir nosso partido e não pode liderar este país”, disse Hanna em carta publicada no site syracuse.com, do jornal ?Post-Standard?, de Nova York.

Embora alguns parlamentares não tenham declarado abertamente apoio a Trump, Hanna foi o primeiro a dizer que votará em Hillary na eleição presidencial de 8 de novembro.

Trump começou a criticar os pais do militar morto em serviço ? Khizr Khan e Ghazala Khan ? desde que participaram da convenção do Partido Democrata na semana passada. O magnata questionou o silêncio da mãe do militar morto, enquanto o pai discursava emocionado.

Khizr Khan citou os serviços militares e o sacrifício de seu filho, Humayun Khan, criticando a proposta de Trump de uma proibição temporária da entrada de muçulmanos nos Estados Unidos. Um número crescente de legisladores republicanos vem expressando preocupação com os comentários do magnata, mas nenhum retirou o apoio ao candidato.