Esportes

Chuva de gols no futebol masculino, menos no grupo do Brasil

RIO ? A rede não balançou nos jogos do grupo A. Em Brasília, Iraque e Dinamarca, e depois Brasil e África do Sul ficaram no 0 a 0 frustrando os torcedores no Estádio Mané Garrincha. Mas em Manaus, Salvador e no Rio de Janeiro, não faltaram gols nos jogos que marcaram a primeira rodada dos quatro grupos do futebol masculino nos Jogos Olímpicos.

Pelo Grupo B, Colômbia e Suécia empataram em 2 a 2, na Arena da Amazônia, em Manaus. O centroavante Teo Gutierrez abriu o placar para os colombianos, mas a Suécia empatou, ainda na primeira etapa, com um belo gol do atacante Mikael Ishak. Na segunda etapa, o astro da seleção sueca, Astrit Ajdarevic, ampliou o placar para os nórdicos, mas um toque de mão do zagueiro Joakim Nilsson dentro da área foi marcado pelo árbitro. Dorlan Pabon bateu o pênalti sem chances para o goleiro sueco Linde, garantindo o empate.

Na outraa partida do grupo B, com apenas 11 minutos de jogo, Nigéria e Japão já repetiam o placar de seus companheiros de grupo, jogando também em Manaus. Antes do fim do 1º tempo, os nigerianos marcaram seu terceiro gol, chegando ao intervalo com um resultado que lhes dá a liderança do grupo na primeira rodada. No início do segundo tempo, ampliaram o placar para 4 a 2.

Jogando em Salvador pelo Grupo C, México e Alemanha fizeram um jogo disputando, reforçando seu status de candidatas ao ouro. Aos 7 minutos do segundo tempo, após cobrança de escanteio, o mexicano Oribe Peralta marcou o primeiro gol mexicano de cabeça. Seis minutos mais tarde, o alemão Serge Gnabry recebeu passe em profundidade e empurrou para as redes, empatando o jogo.

A alegria alemã durou pouco. Aos 16 minutos, Marco Bueno cabeceou no travessão, e a bola sobrou para Rodolfo Pizarro, livre, completar. Aos 33 minutos, o zagueiro Matthias Ginter, também de cabeça , empatou novamente. Hoas mais tarde, a Coreia do Sul aplicou uma goleada impiedosa, fazendo 8 a 0 na seleção de Fiji. O primeiro tempo ? que terminou em um magro 1 a 0 ? indicava que os polinésios conseguiriam resistir, ainda que parcialmente, à pressão coreana. Na segunda etapa, no entanto, a equipe da Oceania não foi capaz de suportar o ataque da Coreia do Sul, que marcou sete gols em sequência, três deles do atacante Ryu, artilheiro da competição.

Já no Grupo D, no Rio de Janeiro, Honduras e Argelia fizeram outro jogo repleto de gols. Os hondurenhos marcaram duas vezes na primeira etapa, com Romell Quioto e Marcelo Pereira. Já no segundo tempo, os argelinos diminuíram com Sofiane Benmdebka. Honduras ampliou com Anthony Lonzano, e a equipe africana diminuiu, a quatro minutos do fim, com Baghdad Bounedjah. No segundo jogo, o atacante português Gonçalo Paciência teve o nome gritado após abrir o placar contra a Argentina aos 19 minutos do segundo tempo. Sob gritos de olé, Portugal ampliou o placar aos 29 minutos, em um chute despretensioso de Pité que passou entre as pernas do goleiro argentino Gerónimo Rulli. O placar não foi elástico, mas ao fim do jogo, imagens de TV mostravam um Rulli desolado com a falha.